“Yardbird Suite” é um bepop (Bebop bop ou é um estilo de jazz caracterizado por um ritmo rápido, virtuosismo instrumental e improvisação

com base na combinação de estrutura harmônica e, por vezes, as referências à melodia. Ele foi desenvolvido no início e em meados da década de 1940) padrão comporta por Charlie Parker, um dos mais incríveis saxofonistas de jazz de todos os tempos, mais conhecido como “Bird”.

Respectivamente “Yardbird” vem de seu apelido. E logo de ser uma “suíte”, “Yardbird Suite” segue uma linha melódica do padrão AAABA. Essa graciosa melodia quadril, tornou-se uma espécie de hino para beboppers.

6a00d8341bfb1653ef015390339f77970b-550wi“Yardbird Suite” possui três gravações, mas a mais famosa, sem duvidas, é a primeira, onde contou com outras lendas em sua execução. A sessão foi supervisionada e produzida por Ross Russell. Além de Parker no saxofone (Completamente Jovem, então com 20 anos de idade), Miles Davis no trompete, Sorte Thompson no saxofone tenor, pianista Dodo Marmarosa , Arvin Garrison na guitarra ritmo, baixista Vic McMillan, e Roy Porter na bateria. “Yardbird Suite” é uma das musicas mais bem produzidas do mundo do Jazz, uma musica extremamente técnica.

Charlie “Bird” Parker – Yardbird Suite: