Foram cinco décadas bem intensas e bem vividas do rock and roll. Com maestria, negros americanos iniciaram o que hoje é o maior estilo musical ouvido em todo o planeta. Mas este artigo não é para falar da fama do rock, mas sim, de suas verdadeiras raízes.

Muitos estudiosos, críticos e historiadores sustentam a ideia de que o marco zero do rock teria acontecido quando um jovem, americano e caminhoneiro chamado Elvis Presley,  foi a Memphis, e gravou “That’s Allright Mamma”. Por muitos anos essa ideia fora tida como verdade.


McKinley Morganfield ou Muddy Waters foi um músico de blues norte-americano, considerado o pai do Chicago blues. Foi considerado o 49º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone

McKinley Morganfield ou Muddy Waters foi um músico de blues norte-americano, considerado o pai do Chicago blues. Foi considerado o 49º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone

A América nas décadas de 40 e 50 viviam um período extremamente preconceituoso, onde literalmente eram divididos brancos de negros. Bares, bairros, discotecas, boates e até parques eram divididos  como água e óleo.  Elvis Presley era brilhante e este artigo não está sendo mostrado para lhe tirar qualquer titulo. Porém, ele foi o “homem certo na hora certa”.

Certa vez, a Revista Superinteressante disse: “Elvis ao menos pode ser considerado o mensageiro que apresentou o rock ao mundo. Era o homem certo no momento certo: bonito, talentoso e carismático. Mais importante: era branco e, por isso, aceitável para a América dos anos 50”.   De fato, com uma América preconceituosa, negros não possuíam aberturas para o sucesso na musica. Somente após bandas como os Rolling Stones, Beatles , The Beat Boys e Elvis Presley estourarem nas paradas de sucesso, é que esses grandes artistas negros, antecessores e influências dessas bandas puderam ser verdadeiramente reconhecidos.

Little Richard Disse Certa Vez “Eu agradeço a Deus por Elvis Presley, Ele abriu as portas para muitos de nós”.

Apesar do rock não ter sido invenção de Elvis, ele teve muita dificuldade de aceitação no inicio, pois também era inadmissível na época que um homem branco dançasse como um negro.

O rock veio de um estilo muito mais antigo, o blues. E dois dos pioneiros do foram Chuck Berry e Bill Halley  que já tocavam rock, desde o fim dos anos 40. O “rock’n’roll” era usado em letras de música como sinônimo de “dançar” ou “fazer amor”. Chuck Berry teve a brilhante ideia de misturar o famoso country com blue. A grande magia dos riffs de blues combinada com o estilo agitado do country deu origem ao que conhecemos hoje por rock and roll.

Homens como Willie Dixon, Chuck Berry, Bill Halley, Buddy Guy, Muddy Waters, Little Waters e Howlin’ Wolf iniciaram os estilos musicais fazendo junção em arranjos que deram vida ao rock and roll. Todos esses artistas tiveram como suas raízes o blues, porém, com passar dos anos foram se reinventando dando ramificações a estilos como rock, blues rock, blues de Chicago, jazz blues  e rhythm and blues (esse último muito bem segmentado por B.B King, o Rei do blues).


Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry, é um compositor, cantor e guitarrista americano. É apontado por muitos como um dos pioneiros do rock and roll.

Chuck Berry, nome artístico de Charles Edward Anderson Berry, é um compositor, cantor e guitarrista americano. É apontado por muitos como um dos pioneiros do rock and roll.

A banda Rolling Stones ganhou este nome por causa de uma das músicas de Muddy Waters de mesmo nome. Muito foi falado sobre ele e Willie Dixon após alcançarem o  sucesso. Essa atitude trouxe de volta os velhos músicos do blues à ativa, tocando em festivais fora dos Estados unidos. Certamente, fatos como esse contribuíram e muito para o reconhecimento tardio mas fiel a essas verdadeiras lendas que compuseram a história do rock com maestria.


A raiz do rock and roll é negra, inúmeros fatos comprovam essa verdade,  o que talvez faça o mundo ofuscar essa luz. Nós fazemos questão de mostrar a verdade.