A grande música brasileira aos olhos do mundo. Quando Tom e Vinícius compuseram nunca imaginariam a dimensão que tomaria essa canção. Foram um dos grandes responsáveis pelo cartaz as belas praias do Rio de Janeiro e da mulher carioca, onde a beleza de ambos são comparados constantemente.


Quando João Gilberto levou para fora do território nacional no projeto Getz/Gilberto ela foi transformada em um hino da Bossa Nova, ‘The Girl from Ipanema’ encantou uma geração que pode imaginar uma beleza sem igual. Em 1967, Frank Sinatra cantou e colocou em seu álbum Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim ela se tornou mundialmente conhecida.

Vinicius de Moraes e Helô Pinheiro

Tom e Vinícius frequentavam o Bar do Veloso na orla da zona sul carioca, e sempre se deslumbravam com a beleza de uma linda mulher, seu nome é Helô Pinheiro a eterna Garota de Ipanema. Há outra versão que diz que Tom Jobim escreveu em sua casa, em Petrópolis, na Rua Barão da Torre, mas cá para nós, a versão com a Helô Pinheiro.

Em 2012 pela editora do grupo Universal, constatou que ‘Garota de Ipanema’ até aquele momento, era a segunda canção mais tocada de todos os tempos, perdendo apenas para ‘Yesterday’, dos Beatles. Com mais de 172 regravações de diversos artistas, a canção já passou por vários tipos de interpretações, mais rápida, ou mais lenta, na voz feminina ou masculina, sempre de um ângulo diferente.

“Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor”

Se há algo de perfeito nessa canção é o que ela faz com sua imaginação, ela faz sua mente ir longe…em uma bela praia…o sol brilhando….uma bela mulher desfilando sua beleza…e de preferência em Ipanema.