Em 1976 um disco entra para o rol dos grandes trabalhos da música brasileira. Belchior lança o seu álbum mais celebrado pelos críticos e público, “Alucinação” o melhor do cearense, de um brasileiro, de um rapaz latino americano.

Há grandes pérolas: “Apenas um Rapaz Latino Americano”, “Como Nossos Pais”, “A Palo Seco”, “Velha Roupa Colorida” e “Alucinação”. Hoje, ao ver a discografia de Belchior, se percebe que 1976 é o seu melhor momento, com letras diretas e simples. Mencionando o cotidiano e a vida real, Belchior leva todo o álbum para mostrar que nossa realidade já é algo sensacional, não precisa inventar, precisa apenas viver.

“Eu me lembro muito bem do dia em que eu cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua tirana
Lágrima nos olhos de ler o pessoa
E de ver o verde da cana..”

Letra Fotografia 3×4

belchior“Como Nossos Pais” tem uma interpretação mais saudosista, mais devagar, enquanto na voz de Elis Regina (versão de maior sucesso) é muito mais agressiva, quase que um tapa na cara da sociedade careta. “Velha Roupa Colorida” é ainda mais devagar se comparar com a versão da Elis Regina (não há como não comparar). Mas ele também tem seu lado mais feroz, e isso é percebido em “Apenas um Rapaz Latino Americano”, música que na qual pode ser referido a sua chegada a cidade grande do Sudeste, deslumbrado, apaixonado com o novo, mas ele percebe que nessas cidades as pessoas são iguais a ele. Essa mesma ideia está em “Fotografia 3 x 4” que é um Raio-X de tudo que ele vê e sente.

“Tenho vinte e cinco anos
De sonho e de sangue
E de América do Sul
Por força deste destino
Um tango argentino
Me vai bem melhor que um blues..”

Letra A Palo Seco

“Alucinação” e “A Palo Seco” são canções de raiva, não vão pensando que ele está berrando, até porque não precisa estar berrando para mostrar que está com raiva, ele demonstra isso na sua letra. Quer uma dica? Preste atenção na letra de cada música, e perceberás ou até entenderás o grande gênio.

FAIXAS

01 – Apenas Um Rapaz Latino-Americano

02 – Velha Roupa Colorida

03 – Como Nossos Pais

04 – Sujeito de Sorte

05 – Como O Diabo Gosta

06 – Alucinação

07 – Não Leve Flores

08 – A Palo Seco

09 – Fotografia 3 x 4

10 – Antes do Fim