Alô Malandragem! Um verdadeiro gênio da música nacional e infelizmente pouco reconhecido. O sr. José Bezerra da Silva mais conhecido como Bezerra da Silva, foi um poeta que voltava seus versos para os problemas e estilo de vida da favela de todo o Brasil. Justiça Social talvez tenha sido seu álbum que fora o mais afrontado aos agressores dos mais pobres.

José Bezerra da Silva foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto

José Bezerra da Silva foi um cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical coco e samba, em especial de partido-alto

Lançado em 1987, Justiça Social foi um fenômeno de sucesso, possui muitas músicas incríveis dentre elas, duas das melhores contidas em todas as suas coletâneas e shows. As faixas “Fofoqueiro é a Imagem do Cão” e “A Semente”, que marcaram épocas.

A faixa “A Semente”, conta a história de uma pessoa que teria jogado uma semente em seu quintal, então após nascer um “mato” que esse desconhecia, começa a ter problemas com a polícia. Em um trecho da faixa ele canta “Meu vizinho jogou, uma semente em seu quintal/de repente brotou um tremendo matagal/Quando alguém lhe perguntava que mato é esse que eu nunca vi/ele só respondia eu não sei, não conheço isso nasceu aí”. Esta faixa também está presente nos jogos Counter Strike 1.5 e Counter strike 1.6, nas telas do Rio de Janeiro.


Antes de o Rap nacional mostrar os problemas sociais do país, Bezerra da Silva já o fazia com maestria. Letras cômicas, sarcásticas e de ataque direto ao sistema de governo. Em “Justiça Social” não diferente de outros álbuns, o estilo de vida de Bezerra estava presente em suas músicas e sempre repleto de participações. Um disco de um conteúdo musical muito rico, com arranjos do cantor, compositor, violonista, percussionista e intérprete brasileiro dos gêneros musical partido-alto.


Faixas

1 – Fofoqueiro é a Imagem do Cão
2 – Partideiro Indigesto
3 – São Murungar
4 – O Dr. Está na Sua Capturação
5 – Meu Pai é General de Umbanda
6 – Justiça Social
7 – Na Hora da Dura
8 – Ilha Grande
9 – A Semente
10 – As Favela Que Não Exaltei
11 – Preconceito de Cor
12 – Um Comédia nas Paradas