Um clássico do rock progressivo, o Kansas marcou a década de 70 com a música “Carry on Wayward Son” lançada no álbum “Leftoverture”, em fevereiro de 1976. Um álbum com alguns dos maiores sucessos da banda estadunidense.

Kansis

Formação Clássica da Banda

Formada por Dave Hope (baixo), Phil Ehart (bateria), Robby Steinhardt (violino), Steve Walsh (teclado e vocal) e Rich Williams (guitarra), inicialmente a banda possuía o nome White Clover. Após a chegada de Kerry Livgren (teclado e guitarra) a banda passou a se chamar Kansas.

Estilo rock progressivo e AOR semelhantes a bandas como “Survivor” e “Def Leppard”, com guitarras mais melódicas, solos com muitos agudos, a presença constante de arranjos em teclado e bateria com muitas viradas (típica das bandas de rock das décadas de 70  e início de 80). “Leftoverture” é o quarto álbum de estúdio da banda e traz músicas famosas como “The Wall”, “ What’s on My Mind”, “Questions of My Childhood” e a mais famosa “Carry on Wayward Son”.


“Carry on Wayward Son” , escrita por Kerry Livgren, teve o compacto lançado antes do lançamento do álbum, e na mesma semana de lançamento alcançou a 11ª posição na Billboard Pop Singles. Esse single também ficou muito famoso por estar presente em todos os primeiros e últimos capítulos do seriado de TV americano Supernatural. A faixa “Carry on Wayward Son” teve também um cover realizado com maestria pelo lendário “Guitar Hero” Yngwie Malmsteen onde o solo inicial fora completamente modificado, considerado por muitos críticos melhor que a versão original.

Um álbum com belas canções e todas muito bem executadas com elementos únicos ao estilo da banda. O álbum que consolidou a carreira dos americanos nas décadas de 70 e 80.


Faixas

1 – Carry on Wayward Son
2 – The Wall
3 – What’s on My Mind
4 – Miracles Out of Nowhere
5 – Opus Insert
6 – Questions of My Childhood
7 – Cheyenne Anthem
8 – Magnum Opus