Uma verdadeira joia da música popular brasileira. Um disco sensacional com músicas que foram eternizadas com o passar das décadas. Um dos principais álbuns de Chico Buarque, o qual ajudou a consolidar sua carreira. “Meus Caros Amigos” certamente não pode ficar de fora de sua biblioteca musical.

Verso do Disco Meus Caros Amigos

Verso do Disco Meus Caros Amigos

O ano era 1976, Ernesto Geisel nosso presidente e a ditadura militar era o assunto principal em todos os cantos do país, e Chico não era diferente. Com a música intitulada “Meu Caro Amigo” foi uma carta sonora enviada ao seu amigo teatrólogo Augusto Boal, que se queixava que seus amigos não mandavam notícias, após seu exílio em Portugal. A música mostra o cotidiano rotineiro do Rio, mas com o enfoque na situação “preta” que vivíamos na época.

Mas o LP é recheado de músicas feitas para o cinema e teatro. A música “Vai trabalhar Vagabundo” feita para o filme de mesmo nome, “Passaredo” e “A Noiva da cidade” feita para o filme A Noiva da Cidade, “O que será(A flor da Terra)” para o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos. No teatro “Mulheres de Atenas” para a peça Lisa, a Mulher Libertadora, “Basta um dia” para a peça Gota D’água.

“Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate o sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta…”

Letra Meu Caro Amigo”

Augusto Boal foi exilado para Portugal, e vivia se queixando que os amigos não mandavam notícias do Brasil, então Chico e o amigo Francis Hime resolveram aproveitar uma canção romântica que estavam tentando fazer para mudar e fazer uma canção que dava as notícias que o amigo em comum tanto queria, com isso compuseram a música “Meus Caros Amigos”. Agora o amigo Augusto Boal mostrou a Chico uma canção para a peça de teatro Lisa, uma letra que trazia ironia as supostas mulheres de Atenas.

“Vai trabalhar, vagabundo
Vai trabalhar, criatura
Deus permite a todo mundo
Uma loucura”

Letra “Vai Trabalhar Vagabundo”

A canção “O que será (A flor da Terra)” é uma das 3 partes que Chico compôs para o filme “A Dona Flor e Seus Dois Maridos”, canção pela qual foi inspirada em fotografias de Cuba. “Olhos nos Olhos” depois de pronta Chico não teve dúvida “É música para Bethânia”, mas mesmo assim colocou a canção no álbum, que na qual, fez um sucesso imediato nas rádios na época.

“Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci…”

Letra “Olhos nos Olhos”

Nesse LP há participações de Milton Nascimento em “O Que será”, Bebel Gilberto, Miúcha e Olivia Hime em “Mulheres de Atenas” e “A Noiva da Cidade” e do grupo MPB4 na música “Você Vai me Seguir”.

Mais um disco imperdível!

FAIXAS

01 – O que será (A flor da Terra)

02 – Mulheres de Atenas

03 – Olhos nos Olhos

04 – Você vai me seguir

05 – Vai trabalhar vagabundo

06 – Corrente

07 – A Noiva da cidade

08 – Passaredo

09 – Basta um dia

10- Meu Caro Amigo