Um disco bancado pelo dono da gravadora, “A Tábua de Esmeralda” é o rubi de Jorge Ben. Um disco clássico, aplaudido até os dias de hoje trás uma mistura que apenas um alquimista poderia fazer.

Com todas as letras escritas por Jorge Ben (Menos “Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda” que Jorge Ben divide a autoria com Fulcanelli, o autor do texto ‘Tábua de Esmeralda’, ele nos mostra um outro lado seu, colocando o samba um pouco de escanteio, ele busca outros meios para compor o disco: Astrologia, Alquimia, Parapsicologia, Agricultura Celeste e até mesmo a ufologia. Jorge Ben fala sem medo: É o seu melhor trabalho.

“Hermes Trismegisto escreveu
com uma ponta de diamante em uma lâmina de esmeralda…”

Letra  Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda

“A Tábua de Esmeralda” é o principal texto de alquimia, escrito por Hermes Trismegisto, Jorge Ben tem esse texto como base para o disco, além disso, o violão é outro ponto importante, todas as musicas eram tocadas apenas com o violão. Foi uma época em que se buscava a espiritualidade, era Tim Maia com ‘Racional’ e o Jorge bem com a sua ‘Tábua de Esmeralda’.

jorge benAs músicas sempre trazem algum detalhe para essa onda, em “O homem da gravata florida” se refere ao médico e alquimista Paracelso, era comum ele visitar seus pacientes com uma echarpe colorida, ai daí o Jorge já começou a viajar, imaginando uma gravata colorida. “O Namorado da Viúva” é uma menção ao alquimista Nicolas Flamel, que se casou com Pernelle, uma conhecida como “A Viúva”, porque já tinha casado três vezes, os homens morriam de medo. “Hermes Trismegisto e Sua Celeste Tábua de Esmeralda” te explica o que o texto ‘Tábua de Esmeralda’ quer mostrar. “Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas” é o anúncio do que estaria por vim no álbum, e usa adjetivos para mencionar o que são os alquimistas.

Mas não só de alquimia representa esse trabalho. Tem a dançante “Menina Mulher da Pele Preta” destacando a mulher brasileira (Que é uma bela alquimia por natureza!). “Brother” é uma faixa que Ben canta em inglês. “Zumbi” é uma homenagem ao Zumbi dos Palmares. “Cinco Minutos” é um apelo, a única musica triste do álbum, esse apelo não dá certo, ela se foi!

“Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega é Zumbi
É quem manda…”

Letra Zumbi

Esse trabalho foi classificado como o 6° Melhor Álbum da Música Brasileira pela Revista Rolling Stones. Um álbum que com o passar dos anos fica melhor ainda.

01 – Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas
02 – O Homem da Gravata Florida (A Gravata Florida de Paracelso)
03 – Errare Humanum Est
04 – Menina Mulher da Pele Preta
05 – Eu Vou Torcer
06 – Magnólia
07 – Minha Teimosia, Uma Arma pra te Conquistar
08 – Zumbi
09 – Brother
10 – O Namorado da Viúva
11 – Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda (Tratado Hermético Escrito pelo Faraó Egípicio Hermes Trimegisto e Traduzido por Fulcanelli)
12 – Cinco Minutos