Esse compacto traz uma carga histórica muito grande. Acontecia o III Festival Internacional da Canção (FIC), e a etapa final foi marcada por muitas confusões, além da já conhecida apresentação de Caetano Veloso e os Mutantes que cantaram “É Proibido Proibir” (essa confusão foi na etapa paulista), teve um outro ponto importante: O abaixo-assinado contra a música “Caminhante Noturno”.

“Caminhante Noturno” era interpretada pelos Mutantes, eles acabaram pagando pelo conservadorismo, eram muitas pessoas contra o uso da guitarra elétrica, achavam que os festivais deveriam ser com apenas violões ou outro instrumento tipicamente brasileiro. Mas o Tropicalismo não era isso (era o movimento que os Mutantes estavam envolvidos e não bossa nova), era o contrário do que por exemplo trazia a Bossa Nova. Houve então um abaixo assinado, envolvendo músicos e críticos, pedindo a eliminação desta canção. Nomes como Sidney Miller, César Costa Filho, Geraldo Vandré, Danilo Caymmi, Edu Lobo, Sérgio Cabral, Beth Carvalho entre outros, aderiram ao abaixo-assinado. Não dá para afirmar, mas provavelmente esse abaixo-assinado fez os jurados darem notas baixíssimas, ah sim foi um dos motivos.

“Sente a pulsar um amor musculoso
Vai encontrar esta noite o amor
Sem pagar, sem falar, a sonhar
Vai caminhante…”

Letra Caminhante Noturno

Em 1968 é lançado curiosamente um compacto pela gravadora Philips. No lado 1 temos “Sábia” música de Tom Jobim e Chico Buarque interpretada pelo grupo MPB-4 (no festival a música foi interpretada pela dupla Cynara e Cibele, como elas eram da gravadora CBS, não foi possível a gravação), uma canção que agradava a todos, poesia feita por Tom e Chico nunca pode ser deixada de lado, mas um detalhe: Quando anunciaram “Sábia” como campeã, as vaias foram imensas, em quase toda a música. No lado 2 temos “Caminhante Noturno”, a música tão falada, no fim podemos ouvir os gritos da plateia: “Bicha! Bicha!”. A música tão questionada e odiada ao lado da campeã, porque fizeram isso? Será que foi para recompensar a bobagem que fizeram? Essa é uma pergunta que dificilmente saberemos.

“Caminhante Noturno” Os Mutantes

 

“Sábia” MPB-4