Jim Morrison começa grande, grande mesmo, já percebe-se pela capa do álbum onde sua imagem ocupa a metade do espaço. Mas ele é o cara! Um grande poeta que conseguiu transmitir seus sentimentos e sem receios. Doors deu um brilho diferente a todo aquele cenário musical que se vivia nos anos 60.

Não indico a quem nunca ouviu rock in roll, começar por The Doors. Letras para muitos confusas, onde Morrison coloco sua ‘loucura’ a mostra, um poeta que desde a Universidade da California já demonstrava que tinha uma escrita, bem diferente do que se lia naqueles tempos. Em um trabalho que se tem rock, blues, jazz e muito poesia, a digestão pode ser demorada, mas quando você termina, percebe que é uma viagem sem volta. The Doors estará na sua mente.

Ray Manzarek, John Densmore,Jim Morrison , Robby Krieger

Os sucessos do álbum foram: “Break on Through”, “I Looked at You”, “Alabama Song”, “Light My Fire” and “The End”. A abertura fica para “Break on Through”, que tem um riff marcante e uma letra que vai do prazer as lágrimas. “I Looked at You” e a música mais simples e sem frescuras do álbum, com várias repetições de estrofes, ela traz a questão de fugir com alguém que ele gosta de estar. “Alabama Song” é uma regravação dos anos 20, uma canção que vem de uma peça de teatro chamada “Hauspostille”. “Light My Fire” ‘colocou’ o teclado no rock in roll, é incrível como se encaixou tão bem. “The End” foi o início do que hoje chamamos de rock teatro. Uma canção que fala da vida e da morte em vários ângulos, as possíveis dores e saudades.

Outras canções merecem destaque, como a regravação do blues de Willie Dixon “Back Door Man”, onde o teclado se destaca novamente. “Crystal Ship” é a canção onde Jim mais usa metáforas, e o acompanhamento mais parece estar em transe.

“Aqui caçamos nossos prazeres
Ali cavamos nossos tesouros
Você ainda se lembra da época em que choramos?…”

Letra Break on Through

Com “Light My Fire” nas paradas, o sucesso não parava de crescer, e um dos sinônimos desse sucesso, foi ser chamado ao programa do Ed Sullivan, mas com uma ressalva: Não podia cantar o trecho em que fala “Girl, we couldn’t get much higher / Garota, não podíamos estar mais chapados”. No começo ele concorda em não cantar esse trecho, mas n a hora ele canta, e como castigo nunca mais volta a se apresentar em um programa de TV. Nessa apresentação além de “Light My Fire” ele canta “People are Strange”.

“O momento de hesitar acabou
Não há tempo para chafurdar na lama
Tente agora que nós só podemos perder
E nosso amor se torna uma pira funerária
Venha, baby, acenda meu fogo…”

Letra Light My Fire

A banda era formada por Jim Morrison (vocal), Robby Krieger (guitarra), Ray Manzarek (orgão e piano) e John Densmore (bateria), eles estavam em uma harmonia que não se vê hoje em dia.

FAIXAS
01 – Break on Through (To the Other Side)
02 – Soul Kitchen
03 – The Crystal Ship
04 – Twentieth Century Fox
05 – Alabama Song (Whiskey Bar)
06 – Light My Fire
07 – Back Door Man
08 – I Looked at You
09 – End of the Night
10 – Take It as It Comes
11 – The End