O trash metal é um estilo musical, que veio do heavy metal, uma subdivisão conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. O álbum “And Justice For All” da banda norte-americana é um excelente exemplo desse estilo pesado, agressivo, vocal rasgado e repleto de técnicas.


“And Justice For All” foi lançado em 1988 e o quarto álbum da banda. Um fato importante desse álbum além do sucesso absoluto de vendas no mundo todo, é que esse foi o primeiro álbum lançado após a morte do lendário baixista Cliff Burton, morto em um acidente com a banda. Em “And Justice For All” quem assume a posição de baixo é o Jason Newsted, que fizera um excelente trabalho, mas não se comparava ao seu antecessor.

Metallica 2

Lançado em 25 de agosto de 1988, por Elektra Records, “And Justice for All” foi aclamado por críticos de música em todo o mundo. Em uma revisão contemporânea para Rolling Stone, Michael Azerrad disse que as composições do Metallica são impressionantes e chamou o álbum de “uma maravilha de agressão precisamente canalizada”.

O mais interessante desse álbum, é que musicalmente falando é um álbum completamente progressivo, com canções longas e complexas, rápidos tempos e muitas quebradas dos mesmos. Possui também muitos arpejos de guitarra e assinaturas de tempo (uma formula de compasso também conhecido como medidor de assinatura).

O single inicial do álbum, “Blackened” possui uma introdução marcante, onde começa com um solo de guitarra em volume baixo que passa a elevar com o passar dos seguindo e termina em uma virada de bateria onde começa a “pancadaria”.

Seguindo a mesma linha da primeira faixa, temos “And Justice For All” música tema, onde temos uma introdução de violão bastante calma e resulta em um grande som de Thrash metal. Certamente um álbum incrível, porém fora com os Singles “One” e “Harvester of Sorrow” que o Metallica alavancou as vendas desse disco. Ambas as faixas são consideradas as obras primas do álbum.  “One” ganhou um clipe e talvez é a única música do álbum que tenha seguido a formula do álbum anterior (Ride the  Lightning).

Um disco fabuloso que sem dúvidas não pode ficar de fora de sua lista de discos favoritos. Uma prova incrível do por que o Metallica foi considerado uma das melhoras bandas de todos os tempos e está nos top 5 das melhoras bandas da década de 80.


Faixas

1 – Blackened
2 – …And Justice for All
3 – Eye of the Beholder
4 – One
5 – The Shortest Straw
6 – Harvester of Sorrow
7 – The Frayed Ends of Sanity
8 – To Live Is to Die
9 – Dyers Eve


Metallica – And Justice for All (1988)