Cameosis é como podemos definir como o mais puro funk/soul americano. Lançado em 1980 pelo grupo Cameo, esse álbum fez um grande sucesso na época de ouro das discotecas.

O álbum “Cameosis” alcançou a 25ª posição da  Billboard 200 e os singles “Shake Your Pants” e “We’re Goin’ Out Tonight” chegaram o 10° e 11° lugar  nas paradas de R&B nos Estados Unidos e na Europa. Um álbum bastante conceituado no meio funk music e soul music.

O single “Cameosis” e nome tema do álbum, é uma faixa fantástica onde os elementos do funk estão bem presentes. Muitos backing-vocals e um groove (termo oriundo da língua inglesa que, no meio musical, é um sinônimo para ritmo. Literalmente, significa sulco . Provém da expressão in the groove, ou seja, no caminho. Este termo surgiu na década de 1930, (em pleno auge do swing), levado pelo baixo contagiante, sendo impossível não ser levado pelo gingado.

O single “Shake Your Pants” talvez seja a melhor faixa do álbum, não somente pelos prêmios de posições nas paradas de sucesso. Mas também por conta do nível de técnica contida nessa música. As linhas do baixo são elevadas e mescladas aos vocais e uma guitarra apenas fazendo marcações.

O álbum “Cameosis” é um prato cheio de boas musicas para os amantes de funk/soul, e sem dúvidas não pode ficar de fora de sua playlist.


Faixas

1 – Cameosis

2 – Shake Your Pants

3 – Please You

4 – We’re Goin’ Out Tonight

5 – I Care for You

6 – On the One

7 – Why Have I Lost You


Cameo – Cameosis (1980)