Nadando com os Tubarões foi um dos álbuns que compôs a trilha sonora da minha adolescência, assim como muitos jovens skatistas da década de 90.

Fora esse fato, este álbum foi uma das grandes representações do rock nacional nesta mesma década. O Charlie Brown Jr. em sua essência (isso nos 3 primeiros álbuns) possuía uma mistura de rock, ska,reggae, rap e hip hop.  E fazia isso tudo com muita qualidade. Tanto que contagiou muitos adolescentes . Mas  “Nadando Com os Tubarões”  foi lançado em 2000 e

jr

Nadando com os Tubarões foi o último álbum com a formação original do Charlie Brown Jr. (Formação do primeiro disco)

sendo o terceiro álbum da banda, veio recheado de boas músicas nas quais tornaram-se, muitos, seus maiores sucessos.

Para quem conhece a banda, sabe que muitas de suas músicas abordavam questões sociais, fatos de nosso cotidiano com uma parcela de humor e sarcasmo.

O single “Não é Sério” por exemplo, uma música completamente  política que tem como tema os jovens , a descriminalização de drogas (uma das ideologias de Chorão). Esta faixa também foi responsável por consolidar a carreira da banda devido ao seu enorme sucesso. A faixa conta com a participação da cantora e então na época rapper Negra li.


aEpsa3FMYmpXOWMx_o_chorao-e-sabotage-marginal-alado-charlie-brown-jr-e-rzo

Nadando com os Tubarões foi o último álbum com a formação original do Charlie Brown Jr. (Formação do primeiro disco)

Na faixa “A Banca” foi um convite realizado por  Chorão ao grupo de rap RZO e o Sabotage que já cantava sozinho. A música tem um tema de humildade, gueto, malandragem , misturadas em uma batida de rap com um baixo bastante marcante.

O single “Talvez a Metade do Caminho”, claramente, trata-se de um desabafo, uma frustação que Chorão colocou nas letras.  Pois no início da banda, tivera muitos problemas de relacionamento com seu pai, e quando a banda estourou, o seu pai veio a falecer, sem conhecer o sucesso da banda. Desde então ele passou a usar muito a frase “Nos meus braços você se foi, nos seus braços eu quero acordar” em muitas de suas músicas e improvisações.

Um disco muito bom e para os fãs da banda, é considerado um dos melhores. Faixas como “Rubão”, “O Penetra”, “Ouviu-se Falar”, ” Fichado”,” Transar no Escuro” e as faixas acima citadas fazem desse álbum na minha opinião, o melhor álbum do Charlie Brown Jr.


Faixas

1 – Rubão, o dono do mundo
2 – Ralé
3 – Não É Sério
4 – O Penetra
5 – A Banca
6 – Tudo Mudar
7 – Fichado
8 – Ouviu-se Falar
9 – Amor Pelas Ruas
10 – Essa é Por Quem Ficou pra Trás
11 – Transar no Escuro
12 – Fundão (Vinheta)
13 – Somos Extremes no Esporte e na Música
14 – Talvez a Metade do Caminho
15 – Pra Mais Tarde Fazermos a Cabeça
16 – No Desafio, Ibiraboys/A União Prevalece
17 – Trocando uma Idéia com Deus


Charlie Brown Jr  – Nadando com os Tubarões (2000)