O Brasil estava em turbulência. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, é sequestrado. O líder da Ação Libertadora Nacional, Carlos Marighella, é morto a tiros de metralhadora por agentes do DOPS em São Paulo. E Gal Costa lança seu disco de maior sucesso de crítica de especializada e público. Com vários sucessos eternizados na voz única de Gal Costa.

“Atenção ao dobrar uma esquina
Uma alegria, atenção menina
Você vem, quantos anos você tem?
Atenção, precisa ter olhos firmes
Pra este sol, para esta escuridão…”

Letra Divino, Maravilhoso

Gal_psicod_lico_2Nesse disco contém inúmeros sucessos da música brasileira: “Não Identificado”, “Sebastiana”, “Namorinho de Portão”, “Se Você Pensa”, “Divino, Maravilhoso”, “Baby” e “Divino, Maravilhoso”. A capa do disco mostra a cabeleira característica do início de carreira, algo mais bagunçado, além do som mais alto, elétrico, um rock psicodélico, muito diferente do álbum feito com Caetano Veloso “Domingo”, que tem influencias de bossa nova. Na lista de álbuns mais importantes da música brasileira da Revista Rolling Stones, esse álbum encontrasse na 80° posição.

Há duas participações, uma na música “Sebastiana” que tem Gilberto Gil, em uma versão tremendamente elétrica de um baião de Luis Gonzaga. E outra em “Que Pena” que vem com Caetano Veloso. Com letra de Jorge Ben (outra canção de Jorge Ben no disco é “Deus é o Amor”), é uma das poucas canções que foge do fervor que álbum traz.

“Divino, Maravilhoso” é a música que Gal participa do IV Festival da Record em 1968. “Baby” também está no disco Tropicália, também cantando por Gal. A dupla Roberto e Erasmo também dá sua contribuição com “Se Você Pensa” e “Vou Recomeçar”.

“Quero amor e quero amar
Quero a vida aproveitar
Talvez até arranje alguém
Alguém que eu possa acreditar…”

Letra Vou Recomeçar

Esse trabalho é um aperitivo para o que iria acontecer com o próximo álbum, tirando Gal da bossa e levando ao experimentalismo que viria. Um disco marcante em sua extensa carreira.

FAIXAS
01 – Não Identificado
02 – Sebastiana
03 – Lost in the Paradise
04 – Namorinho de Portão
05 – Saudosismo
06 – Se Você Pensa
07 – Vou Recomeçar
08 – Divino, Maravilhoso
09 – Que Pena (Ele Já Não Gosta Mais de Mim)
10 – Baby
11 – A Coisa Mais Linda Que Existe
12 – Deus é o Amor