Jorge Mário da Silva, o nosso querido cantor, multi-instrumentista e compositor conhecido como Seu Jorge, não poderia ter iniciado seus lançamentos de uma forma melhor.O disco Samba Esporte Fino segue ao pé da letra seu título e mostra muita qualidade musical.

Lançado em 2001 o álbum Samba Esporte Fino é um dos discos que salvou essa década na música nacional.  Munido de muita musicalidade, influências e boas composições, esse álbum inaugural é uma verdadeira aula de boa música e gingado.

A canção “Carolina” é a primeira faixa do disco, um samba inspirado nas raízes, se tornou um dos seus maiores hits tocando em todas as rádios até com muita audiência e presente em coletâneas e shows.

Seu JNorge

Seu Jorge Mostra nesse Disco toda a sua influência musica. Grandes nomes da musica brasileira como Cartola, Jorge Bem Jor, Aranha , Gabriel Moura e Jovi Joviniano fazem parte das escolhas para participar ou homenagear.

A segunda canção, a “Chega de Chilique” mostra a tamanha gama musical de Seu Jorge, pois ele mistura elementos do samba combinados com jazz e soul de uma forma tão sutil que a diferença entre os estilos tornam-se insignificantes.

“Mangueira” a belíssima canção do mestre e poeta Cartola ganhou uma versão funk e muito bem gravada, um groove sensacional, onde conseguimos nos emocionar com as linhas do baixo. Uma versão realmente incrível.

As faixas “Pequinês e Pitbull” e “Hágua” mostram o gosto de Seu Jorge por samba partido alto, e reverencia grandes nomes desse estilo como Aranha , Gabriel Moura e Jovi Joviniano.

 

seu-jorge2008A penúltima canção  “Em Nagoya Eu Vi Eriko”, composição de Jorge Ben Jor, uma belíssima canção que ganhou uma versão reggae. A última faixa, “De Alegria Raiou o Dia” a minha predileta desse disco, mostra uma combinação de funk e soul music, onde o baixo leva a canção para um alto nível. Um belo groove e uma guitarra fazendo belas marcações ao fundo. Contando com a participação de  Carlos Dafé para completar a bela canção.

Seu Jorge mostrou maestria em suas composições e na escolha de suas parcerias para gravação desse disco. Juntou muitos estilos de forma bastante incrível, todas em um álbum fantástico, com muitas referências de grandes artistas. Isso mostra que um cantor com talento e regado de ótimas influências é a combinação perfeita para a criação de belíssimas canções.

Vale muito a pena conferir!!

 


 

Faixas

1 – Carolina
2 – Chega no Suingue
3 – Mangueira
4 – Pequinês e Pitbull
5 – Te Queria
6 – O Samba Taí
7 – Hágua
8 – Samba que nem Rita à Dora
9 – Madá
10 – Funky Baby
11 – Em Nagoya Eu Vi Eriko
12 – De Alegria Raiou o Dia


 

Seu Jorge  – Samba Esporte Fino (2001)