Em 1967 o mundo presenciou o lançamento do álbum de estreia do maior guitarrista de todos os tempos: Jimi Hendrix.

Algo avassalador, que somente os grandes artistas conseguem, “Are You Experienced?” até os dias atuais surpreende o mundo com tanta inovação, experimentalismo, improviso, suavidade, agressividade, e qualquer um outro adjetivo que agregue positivamente esse trabalho. Jimi Hendrix(guitarra e voz), Noel Redding (baixista) e Mitch Mitchell (baterista) formam The Jimi Hendrix Experience.

“Agora escute, baby
Você não se importa comigo
Eu não me importo com isso
Conceguiu um novo bobo ah!
Eu gosto desse jeito…”

Letra Fire

Todas as faixas são destaques! “Manic Depression” é a explosão da bateria de Mitch e a guitarra de Jimi serve como pólvora para que o som seja um dos mais matadores da história do rock. “Foxy Lady” é fruto do psicodelismo que Jimi era influenciado, como toda sua geração. Essa canção foi usada o feedback de guitarra algo inovador. A abertura é estrondosa, como se fosse um cartão de visitas “Sou Jimi Hendrix, vim para destruir o mundo da música com minha guittarra”. Ela foi regravada pela banda The Cure no álbum “Three Imaginary Boys”.

jimi-hendrix-juan-jose-espinoza

Além das músicas mencionas anteriormente, as canções “Love Or Confusion”, “May This Be Love”, “I Don’t Live Today”, “Fire”, “Third Stone From The Sun”, “Are You Experienced?” estão nas duas versões lançadas originalmete, a primeira na Grâ Bretanha e depois nos EUA. A versão americana teve a modificação por causa que algumas canções recém compostas estavam mais no agrado do público americano. Saia as canções “Red House”, “Can You See Me” e “Remember” e entrava “Purple Haze”, “Hey Joe” e “The Wind Cries Mary” que vinham tendo um destaque imenso na Grâ Bretanha com os lançamentos em singles. Além das faixas, a capa teve uma mudança ainda mais radical, enquanto na versão inglesa era uma capa escura som os 3 integrantes em destaque e ocupando um espaço grande, na versão americana (e mais famosa) está mais para uma obra de arte sessentista, onde o nome do grupo e do álbum ganha mais destaque enquanto os integrantes têm seu espaço diminuído e ganhando uma leve distorção.

Um trabalho quente, as músicas parecem ser um combustivel para deixar em chamas do começo ao fim. É possivel não sentir este calor em “Fire” (literalmete), “Manic Depression”, “Foxy Lady” . Mesmo em canções mais mornas como “The Wind Cries Mary” e “Love Or Confusion” você não deixa de sentir a presença desse calor. “Are You Experienced?” ela é um pouco diferente. Traz para álbum uma mensagem de libertação, da experimentação, não ter medo mesmo que dê errado, experimente. Algo muito apropriado para o período que se vivia.

“Você já é experiente?
Ah! Você já experimentou alguma vez?
Bem, eu já…”

Letra Are You Experienced?

É o 15° da lista da Revista Rolling Stones, dos albuns mais importantes da música de todos os tempos, Are You Experienced? veio para entrar na história, não ser um simples passageiro e sim o comandante.

FAIXAS (versão inglesa)
01 – Foxy Lady
02 – Manic Depression
03 – Red House
04 – Can You See Me
05 – Love Or Confusion
06 – I Don’t Live Today
07 – May This Be Love
08 – Fire
09 – Third Stone From The Sun
10 – Remember
11 – Are You Experienced?

FAIXAS (versão americana)
01 – Purple Haze
02 – Manic Depression
03 – Hey Joe” (Billy Roberts)
04 – Love Or Confusion
05 – May This Be Love
06 – I Don’t Live Today
07 – The Wind Cries Mary
08 – Fire
09 – Third Stone From The Sun
10 – Foxy Lady
11 – Are You Experienced?