Atitude, técnica e classe é como podemos definir o sofisticado heavy metal da banda do britânica Saxon. Um estilo de som rápido com riffs de guitarra marcantes.

Lançado em 1980, “Wheels of Steel” é um dos álbuns mais vendidos da carreira da banda e do universo heavy metal.  A voz inconfundível de Biff Byford faz jus à fama do grupo que ajudou a alavancar o movimento na décadas de 80 e 90.

“Motorcycle Man” a faixa inicial do álbum é uma musica com muita pancadaria e agilidade na troca dos acordes, riffs e solos com ótimas quebras de tempo. Em contrapartida, “747 (Strangers in the Night)”  é quase uma balada comparada às outras.  A guitarra ficou um pouco menos suja em suas distorções, o baixo aparece mais e a bateria traz um ritmo mais calmo, porém com ótimas viradas.

“Wheels of Steel” estreou em quinto lugar nas paradas inglesas, e ganhou certificado de ouro pela BPI no ano seguinte. O sucesso foi incrível , e esse disco impulsionou e muito a carreira da banda, permitindo uma turnê como headliner  no ano de 1980.

É preciso reconhecer a importância desse álbum de metal.  Em 2010, ainda sob a turnê “Into the Labyrinth World Tour”, participaram do festival Download em 11 e 13 de junho, local onde interpretaram o álbum “Wheels of Steel em sua totalidade, devido ao 30º aniversário do lançamento deste. Um show e tanto.

Faixas:

1 – Motorcycle Man

2 – Stand Up and Be Counted

3 – 747 (Strangers in the Night)

4 – Wheels of Steel

5 – Freeway Mad

6 – See the Light Shining

7 – Street Fighting Gang

8 – Suzie Hold On

9 – Machine Gun