Álbum de estreia do vocalista Edu Falaschi e quarto álbum da banda de power metal Angra, o disco Rebirth, lançado em 2001 foi um estouro de técnica, belas canções e muito rock pesado, marcando assim a carreira de Edu e uma nova fase para o Angra.

Disco que manteve fiel as raízes da banda seguindo a mesma linha melódica de outrora. A segunda faixa do álbum, “Nova Era”, talvez a musica mais complexa tecnicamente falando, foi a musica mais tocada do álbum nas rádios rock. A introdução da música começa baixa e posteriormente retoma uma velocidade incrível e muitos elementos de guitarra, baixo, bateria e órgão. O solo vem após uma quebra de tempo genial.

A faixa “Acid Rain” foi a única que saiu em formato de CD com única faixa, e foi uma promo distribuída apenas para fãs, sem fins lucrativos. Ela foi lançada no início do ano de 2001 meses antes do lançamento do álbum completo.

Uma curiosidade sobre “Acid Rain” é que em 2011, fãs de videogames fizeram uma versão da canção para Nintendo 8 bits.

A música tema do álbum “Rebirth” é a única musica “balada” do disco. A faixa mais pop do álbum, composta de uma introdução em violão, violino e órgão que ficou fabulosa. A música segue sobre o vocal de Edu Falaschi em tom baixo e ritmo tranquilo até a primeira quebra de tempo da música onde as guitarras entram em sintonia com violinos dando um ar de orquestra na música.

Kiko Loureiro fez um trabalho fantástico neste álbum com solos e rifs incríveis com alto nível de complexidade e de uma harmonia impar que deixaram sem sombra de dúvida o álbum “Rebirth” um dos álbuns de rock nacional mais bem construídos. Eis o resultado de gênios em seus instrumentos e vocais fazendo música. Uma verdadeira joia da musica nacional.

Faixas:
1 – In Excelsis
2 – Nova Era
3 – Millennium Sun
4 – Acid Rain
5 – Heroes of Sand
6 – Unholy Wars (I. Imperial Crown; II. Forgiven Return)
7 – Rebirth
8 – Judgement Day