Falar de Roberto Carlos no começo dos anos 70, era falar do artista mais famoso do país, então cuidado com o que se fala. Ele já não aspirava a Jovem Guarda, tinha sua posição sendo estabelecida na música brasileira. Mas nem por isso ele dormiu no ponto, e em 1971 lança o seu álbum mais majestoso, é o melhor de Roberto Carlos.

“Sem medo, cedo ou tarde a gente tem
Que enfrentar eu sei, o que há de vir
Porém se num momento fraquejar
O vento irá soprar e o chão vai se abrir…”

Letra “Eu Só Tenho um Caminho”

Em sua capa ele mostra sua cabeleira encaracolada, fugindo do cabelo liso que predominou e era sua característica na Jovem Guarda. Era sua rebeldia, ou até uma homenagem ao seu grande amigo que estava em Londres exilado. Foi mais fundo e para ele escreveu “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, que ele nunca negou e ao contrário, escancarava essa sua homenagem. A letra dessa canção é um sonho de retorno de Caetano, contando as possíveis emoções que ele terá na sua volta ao Brasil.

roberto carlosCaetano em agradecimento dá a canção “Como Dois e Dois”, que é historicamente a única música de protesto (não é tão direta, mas é uma referência ao quanto estava, erradas as coisas). Outra canção de um amigo de Roberto foi Getúlio Cortês (irmão de Gerson King Combo), que colaborou, e muito, no início da carreira de Roberto, dando inúmeras canções. Nesse álbum ele contribuiu com “Eu Só Tenho um Caminho”, uma das mais sensacionais músicas do álbum.

“Traumas”, canção em homenagem ao seu pai, é uma das canções mais emocionantes de sua carreira. “Todos estão Surdos” tem um swingue marcante dos anos 70, uma canção de fé. “Se Eu Partir”, “Amada Amante” e “De Tanto Amor” já são mais características com o que Roberto veio a fazer na segunda metade dos anos 70, músicas românticas, com maior destaque para “Amada Amante”.

 

“Meu amor!
Tudo em volta está deserto
Tudo certo
Tudo certo como
Dois e dois são cinco…”

Letra “Como Dois e Dois”

Agora a grande canção fica para “Detalhes”. Ela é a principal música de seu repertório, cantada até os dias atuais. Com inúmeras versões: Espanhol, Italiano, Acústico entre outras. Para muitos esse álbum leva o nome de “Detalhes”.

Por mais que ele tenha fugido do seu talento, se escondendo em músicas banais, e compondo sem emoção e audácia, Roberto Carlos é um dos grandes nomes da música brasileira, e esse álbum está entre mellhores álbuns nacionais.

“Meu pai tentou encher de fantasia
E enfeitar as coisas que eu via

Mas aqueles anjos agora já se foram
Depois que eu cresci…”

Letra “Traumas”

Faixas

01 – Detalhes
02 – Como Dois e Dois
03 – A Namorada
04 – Você Não Sabe o Que Vai Perder
05 – Traumas
06 – Eu Só Tenho Um Caminho
07 – Todos Estão Surdos
08 – Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos
09 – Se Eu Partir
10 – I Love You
11 – De Tanto Amor
12 – Amada Amante