Esse disco ficou conhecido como o primeiro trabalho que contem a gravação de “Garota de Ipanema”, mas não foi apenas essa canção que deixou esse álbum como um dos grandes trabalhos do cantor mais esquecido da música brasileira: Pery Ribeiro.

Pery vem de uma família musical: sua mãe, Dalva de Oliveira e seu pai Herivelto Martins, levaram o mundo dos shows, glamour e do trabalho artístico. E nesse disco ele tem uma contribuição essencial da dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. A maioria das canções tem assinatura desses dois monstros. Pery também se mostra talentoso na parte de composição com as músicas “Evolução”, “Bossa na Praia” e “Balanço Moreno”.

“Só me lembro que depois andamos
Mil estrelas só nós dois contamos
E o vento soprou de manhã,mil canções…”

Letra Me lembro vagamente

Todas as canções têm o carimbo da Bossa Nova, mas com destaque para “Me lembro vagamente” que daria certíssimo em um samba-canção. “Ah! Se eu pudesse” já mostra a malemolência característica da bossa. “Bossa Na Praia” é uma declaração às praias que tanto são mencionadas nas canções de bossa nova.

Mas as duas grandes obras do disco ficam por conta de “Nós E O Mar”, canção belíssima e suave de Menescal e Bôscoli, que traz a calma e a doçura que os fins de tarde no Leblon e Copacabana traziam para eles. E “Garota de Ipanema” a 2ª canção mais tocada no mundo. É o hino da clássica Bossa Nova, que tem em sua composição a dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

“Ah!, se eu pudesse te mostrar as flores
Que cantam suas cores para a manhã que nasce
Que cheiram no caminho como quem falasse
As coisas mais bonitas pra manhã de sol”

Letra Ah! Se eu pudesse

Pode ser injustiça porque há inúmeros artistas esquecidos em nosso país, mas Pery Ribeiro foi um grande cantor, mas nunca teve o devido mérito, infelizmente. Mas aqui no 45 Rotações ele terá o tratamento que sempre deveria ter tido.

130204-01a

FAIXAS

01 – Evolução

02 – Me lembro vagamente

03 – Ah! Se eu pudesse

04 – Rio

05 – Queixa comum

06 – Bossa na praia

07 – Garota de Ipanema

08 – O que eu gosto de você

09 – Nós e o mar

10 – Canção de fim de tarde

11 – Só sei

12 – Balanço moreno