Um marco da cultura pop dos anos 60. Estrelado por Dustin Hoffman, Katharine Ross e Anne Bancroft, “A Primeira Noite de um Homem” foi um filme que colocou em um outro patamar a dupla Simon e Garfunkel. Que de certo modo já tinham um certo sucesso nas terras dos Yankees. Eram famosos por causa de letras mais elaboradas e políticas, que para muitos os colocavam no mesmo patamar de Bob Dylan.

Quando o diretor Mike Nichols e o chefe da Columbia Records, Clive Davis chamaram a dupla para elaborar a trilha sonora do filme, já sabiam da capacidade deles. Colocam músicas as quais viram um dos seus maiores hits na carreira: “The Sounds of Silence” e “Mrs. Robinson”. Muitas canções são instrumentais, dando um ar mais nostálgico na relação desse jovem. “On the Strip” que tem uma mistura de Big Band e circo, para mostrar o lado atrapalhado de Braddock. “The Big Bright Green Pleasure Machine” é uma das mais agitadas, até para se opor ao um som mais ameno, até em certo ponto uma melancolia do álbum, e esse sobe e desce de sensações podemos sentir na instrumental “Whew”.

Elaine Robinson (Katharine Ross) e Benjamin Braddock (Dustin Hoffman)

“The Sounds of Silence” entra na abertura do filme, que mostra o jovem recém-formado Benjamin Braddock voltando para a casa dos pais, canção que cai perfeitamente nessa cena, o silêncio que era sua vida, sem sonhos, sem saber o para onde ir, totalmente perdido. “Mrs. Robinson” foi escrita exclusivamente para o filme, que no LP tem duas versões, uma instrumental e outra cantada, mas as duas estão incompletas.

A grande parte da trilha é elaboração de Paul Simon, mas a parte instrumental fica a cargo de Dave Grusin. Também precisa ser mencionado que foi o primeiro grande sucesso comercial de uma trilha sonora de um filme de Hollywood. A trilha teria mais duas canções: “Overs” e “Punky’s Dilemma” mais Mike Nichols, diretor, acabou rejeitando a entrada dessas canções, que ao fim da gravação do álbum entraram no álbum “Bookends” da dupla. Esse é um dos motivos pelas quais chamaram Dave Grusin, porque não tinha material suficiente.

“Em sonhos sem descanso eu caminhei só
Em ruas estreitas de paralelepípedos
Sob a luz de uma lâmpada de rua
Levantei minha lapela para me proteger do frio e umidade”

Letra The Sounds of Silence

Um registro importante para a cultura Pop do fim dos anos 60.

FAIXAS

01 – The Sounds of Silence

02 – The Singleman Party Foxtrot

03 – Mrs. Robinson (instrumental)

04 – Sunporch Cha-Cha-Cha

05 – Scarborough Fair/Canticle

06 – On the Strip

07 – April Come She Will

08 – The Folks

09 – Scarborough Fair/Canticle

10 – A Great Effect

11 – The Big Bright Green Pleasure Machine

12 – Whew

13 – Mrs. Robinson

14 – The Sounds of Silence