Californication é tão bom que mais parece uma coletânea mas é o sétimo álbum de estúdio da banda norte americana Red Hot Chili Peppers.

Com as misturas certas de rock, funk e metal, o álbum “Californication” fechou com chave de honra a década de 90. Músicas como “Around the World” , “Parallel Universe”, “Scar Tissue”, “Otherside”, “Get on Top”, “Californication”,”Savior”, “Road Trippin” fazem desse álbum, considerado por muitos, o melhor da banda em todos esses anos. Um álbum comercialmente bem rentável, que vendeu mais de 33 milhões de cópias em todo o mundo, sendo doze milhões somente nos Estados Unidos.

O álbum de reencontro, ‘Californication’, lançado em 1999, foi um sucesso monstro, reafirmando o ‘Red Hot Chili Peppers’ como uma das bandas top do rock alternativo.

O álbum de reencontro, ‘Californication’, lançado em 1999, foi um sucesso monstro, reafirmando o ‘Red Hot Chili Peppers’ como uma das bandas top do rock alternativo.

O disco “Californication” também representou uma grande transição de estilo musical, onde não somente a temática das melodias mais as letras também tomaram outro curso. As letras das músicas fazem diversas insinuações sexuais, muitas vezes associadas a própria banda. Luxúria, morte, suicídio, drogas, globalização e viagens são muitos dos temas do disco.

Certa vez Greg Tate, da revista Rolling Stone  disse  “enquanto os projetos anteriores dos Chili Peppers foram altamente divertidos, Californication se atreve a ser espiritual e epifânico”.
“Scar Tissue” foi a primeira musica lançada comercialmente pela banda e uma das mais tocada do dicso. Vencedora do Grammy de Melhor canção de Rock em 2000, ficou por 16 semanas consecutivas em primeiro lugar das paradas de sucesso “Hot Mainstream Rock Tracks”, da revista Billboard. Uma canção com um riff marcante de guitarra em seu inicio bastante característico da banda.


O Single “Around the World” faz grande referência ao som funk característico da banda. Ritmo com batida única e efeitos complexos, que segundo Kiedis (vocal) em sua autobiografia disse ser a uma música de enorme dificuldade em sua composição.

A Faixa “Californication”, música tema do álbum é a canção mais famosa e vendida e alcançou a 69ª posição na parada de sucessos Billboard Hot 100, nos Estados Unidos, e 16º lugar nas paradas britânicas, além da primeira posição nas paradas Mainstream Rock Tracks e Modern Rock Tracks, ambas dos EUA.

A letra de “Californication” trata um lado bastante obscuro de Hollywood, relatando a exploração e exportação de cultura através da indústria do cinema. Na primeira frase da musica é possível ver o nível de crítica feita. “Psychic spies from China Try to steal your mind’s elation”(espiões psíquicos da China tentam roubar seus estímulos mentais)”. O single traz uma melodia calma com linhas de baixos e riffs de guitarra quase que impossíveis de não arrepiar. Dizem que o  guitarrista John Frusciante teve total inspiração da canção “Carnage Visors” do The Cure.

Não poderia ter música melhor para fechar um grande álbum como “Road Trippin”. Uma música completamente acústica e com uma levada bastante prazerosa de se ouvir. A canção relata uma viagem realizada por  Anthony Kiedis (vocal), John Frusciante (guitarrista) e o Flea (baixista) ao longo da Pacific Coast Highway.  Nessa viagem falam de surf e da Big Sur, onde surfaram após o regresso de Frusciante à banda.

Uma das poucas músicas da banda onde não existe a presença de bateria, e a única participação de Chad Smith (baterista), é no clipe, aparecendo brevemente no final do que chega em um barco.


Formação Red Hot Chili Peppers, Californication (1999)

Formação Red Hot Chili Peppers, Californication (1999)

Em resumo, um disco fantástico que certamente mexeu muito com o cenário musical da década de noventa, trazendo um bom legado dentro da categoria rock para os tempos atuais. Esse disco certamente consagrou a carreira da banda e a maioria das canções contidas nesse álbum fazem parte dos “setlist” dos shows e coletâneas da banda.


Faixas

1 – Around the World
2 – Parallel Universe
3 – Scar Tissue
4 – Otherside
5 – Get on Top
6 – Californication
7 – Easily
8 – Porcelain
9 – Emit Remmus
10 – I Like Dirt
11 – This Velvet Glove
12 – Savior
13 – Purple Stain
14 – Right on Time
15 – Road Trippin


 

Ouça : Red Hot Chili Peppers – Californication (1999)