“The Purple Album”, o mais recente trabalho do Whitesnake, surgiu de conversas que David Coverdale teve com o antigo parceiro de Deep Purple, Ritchie Blackmore. Nessas conversas (após a morte do tecladista Jon Lord), Coverdale expressou a vontade em tocar um projeto envolvendo os integrantes que fizeram parte da MK III e MK IV. Segundo o vocalista, o próprio Lord já havia expressado a vontade de fazer essa reunião, mas o tecladista morreu sem que as coisas evoluíssem e com isso as conversas entre David e Blackmore também não seguiram adiante.

Essa reaproximação fez o líder do Whistesnake prestar uma homenagem aos músicos que fizeram parte da sua brilhante trajetória no rock, sendo considerado um dos maiores cantores da história.

Vamos agora ao que interessa:

O disco-tributo do Whitesnake conta com 13 faixas do repertório padrão e mais duas músicas bônus. Neste set-list, estão os maiores clássicos do Deep Purple como “Burn”, “You Fool No One”, “Mistreated” e “Stormbringer”. Uma grata surpresa é “Holy Man”, que é cantada originalmente por Glenn Hughes.

É óbvio que as comparações vão aparecer e vamos ter os que gostaram e os que vão torcer o nariz para o álbum, isso é fato. O mais interessante disso tudo é que as músicas ganharam versões bem interessantes, mas claro, Coverdale não teve a intenção de deixar as composições melhores do que eram, são apenas novas roupas para velhas canções.

Pode-se dizer que com “The Purple Album”, David Coverdale faz um breve reencontro com o seu passado e presta uma justa e bonita homenagem aos músicos que o ajudaram a ser esse cantor consagrado que conhecemos. É uma pena que esse projeto de reunir os músicos que participaram dessa fase do Deep Purple não tenha se concretizado. Seria emocionante ver todos juntos novamente tocando essas músicas.

Esse é um disco que merece ser ouvido do início ao fim pelos novos e velhos fãs, embora os fãs mais velhos e radicais vão preferir as gravações originais.

FAIXAS:

1 – Burn
2 – You Fool No One
3 – Love Child
4 – Sail Away
5 – The Gypsy
6 – Lady Double Dealer
7 – Mistreated
8 – Holy Man
9 – Might Just Take Your Life
10 – You Keep On Moving
11 – Soldier Of Fortune
12 – Lay Down Stay Down
13 – Stormbringer
14 – Lady Luck*
15 – Coming Home*

*FAIXAS BÔNUS