Quando um jovem descobre uma música que de alguma maneira faz ele parar e repensar que tudo que ele tinha escutado antes não se comparava com aquela música. Esse foi Lô Borges ao ouvir um jovem negro nas escadarias do Edifício Levy no centro de Belo Horizonte, esse era Milton Nascimento.

Ali nasci uma amizade tão grande que rendeu anos mais tarde em um disco ícone da música brasileira. ‘Clube da Esquina’. Obra prima de uma turma que vinha de Minas, para destoar do som que vinha de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Milton Nascimento já era conhecido no cenário musical, mas a vontade era fazer um disco em parceria com um amigo lá de Minas, aquele amigo que ouviu Milton cantando e que ficou deslumbrado, Lô Borges.

Lô Borges, Duca, Márcio Borges e Milton Nascimento

Milton tinha a ideia clara do que ele queria: Um disco duplo, com metade das músicas do Lô Borges e a outra metade com as músicas dele e que o disco se chamasse ‘O Clube da Esquina’ que era para lembrar dos tempos em que eles tocam um uma esquina de Belo Horizonte durante altas horas. Lô tinha 17 anos quando veio para o Rio gravar juntamente com Beto Guedes, que era um cara mais velho e parceiro das antigas de Milton.

No LP cada canção está marcando os interpretes principais da música, mas o estúdio estava cheio de bons artistas: Toninho Horta, Marcio Borges, Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, Alaíde Costa e Lô Borges. Um disco que colocou no cenário músicos que focaram muito no que eles queriam passar em cada letra, mesmo em um momento que a ditadura não deixava expressar, mas passaram mesmo assim. “O Trem Azul” canção de duas estrofes, mas marcante. Elis Regina anos mais tarde coloca em seu repertório. Outra canção que Elis regravou desse álbum é “Nada Será Como Antes”. “Clube da Esquina nº 2” mostra o que realmente eram aqueles jovens que ficavam sentados apenas querendo compor e cantar.

“Eu já estou com o pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes, amanhã
Que notícias me dão dos amigos?
Que notícias me dão de você?”

Letra Nada Será Como Antes

“Tudo Que Você Podia Ser” mostra algo que todos queriam naquele momento, ser o que querer ser. OS integrantes do Clube da Esquina eram muito envolvidos com a questão estudantil, podendo haver alguma ligação entre essa canção e os direitos dos jovens. “Saídas e Bandeiras N°1” e “Saídas e Bandeiras N°2” tem uma ligação muito forte, quase que obrigatório ouvir dessa ordem, principalmente como termina o “Saídas e Bandeiras N°1”. “Me Deixa em Paz” tem a voz de Alaíde Costa, a voz que destoa do restante do álbum.

A capa foi tirada por Carlos da Silva A. Filho, o Cafi, amigo de Milton, se conheceram assim que os dois chegaram no Rio de Janeiro. Cafi, pernambucano, foi atribuído a tarefa de fazer a capa do disco, nessas idas vindas para o interior para a capital, Cafi viu dois meninos em uma estrada, dentro do carro ele pega sua câmera e tira essa foto marcante. Assim que mostra a imagem Lô se identifica e escolhe a imagem.

Um documento audiovisual de uma cena que nascia em Minas e que o Brasil descobriu de certa forma ao ouvir esse disco.

“Sei um segredo
Você tem medo
Só pensa agora em voltar
Não fala mais na bota e no anel de Zapata
Tudo que você devia ser
Sem medo”

Letra Tudo Que Você Podia Ser

FAIXAS

01 – Tudo Que Você Podia Ser Interprete: Milton Nascimento

02 – Cais Interprete: Milton Nascimento

03 – O Trem Azul Interprete: Lô Borges

04 – Saídas e Bandeiras nº 1 Interprete: Beto Guedes e Milton Nascimento

05 – Nuvem Cigana Interprete: Milton Nascimento

06 – Cravo e Canela Interprete: Lô Borges e Milton Nascimento

07 – Dos Cruces Interprete: Milton Nascimento

08 – Um Girassol da Cor do Seu Cabelo Interprete: Lô Borges

09 – San Vicente Interprete: Milton Nascimento

10 – Estrelas Interprete: Lô Borges

11 – Clube da Esquina nº 2 Interprete: Milton Nascimento

12 – Paisagem da Janela Interprete: Lô Borges

13 – Me Deixa em Paz Interprete: Alaíde Costa e Milton Nascimento

14 – Os Povos Interprete: Milton Nascimento

15 – Saídas e Bandeiras nº 2 Interprete: Beto Guedes e Milton Nascimento

16 – Um Gosto de Sol Interprete: Milton Nascimento

17 – Pelo Amor de Deus Interprete: Milton Nascimento

18 – Lilia Interprete: Milton Nascimento

19 – Trem de Doido Interprete: Lô Borges

21 – Nada Será Como Antes Interprete: Beto Guedes e Milton Nascimento

22 – Ao Que Vai Nascer Interprete: Milton Nascimento