Vindo de uma família musical, irmão de uma das maiores compositoras do Brasil, Milton Carlos produziu incríveis canções em sua curta carreira musical interrompida devido ao acidente de fatal que fora fatal a sua vida.Samba Quadrado é um daqueles álbuns onde você consegue perceber incríveis mas sutis elementos de estilos musicais diversos como jazz, bossa nova, baião e o samba raiz já mencionado no título do disco. Letras de conteúdo poético, sua voz fina, suave e repleto de melodias incríveis com arranjos bem trabalhados é como podemos definir o álbum Samba Quadrado.


milton_carlos_4

A canção “Memorias do Café Nice”, uma letra bastante melancólica e nostálgica criada por Artúlio Reis e Monalisa, ficou muito conhecido na voz de Nelson Gonçalves, mas a releitura de Milton, ficou simplesmente fantástico. Regado de acordes de samba e arranjos de violão e cavaquinho bem presentes.

“Ah! Que saudade me dá, do bate papo, do disse-me-disse”.


O faixa “Eu juro que te morreria minha” é uma das muitas canções que fizera em parceria de sua irmã Isolda. Uma canção melancólica, melódica, e com uma letra bastante poética. Uma canção linda e está entre uma das declarações mais bonitas já escritas em músicas.

Outra canção de destaque é “Jogo de Damas”. Musica belíssima com arranjo feito em piano, de uma introdução bastante marcante. Letra marcante, e diferente pois não possui nenhum refrão, e apenas algumas quebras de tempo com a introdução imposta algumas vezes na canção, porém a música segue sem nenhum índice de refrão.

“Amanhã é outro dia” é a única canção do disco que sua irmã Isolda participa na gravação e canta junto ao irmão. Um samba bem gostoso de se ouvir, com notas de bossa nova bem presentes.  Isolda inicia a canção cantando e a voz de ambos possuía o mesmo timbre na época, onde muitos vezes era difundida.  O refrão é uma quebra de tempo dentro da música, pois a canção sai do ritmo de bossa nova para um samba mais agitado e puxado para as raízes.

“Samba quadrado” canção título do álbum é uma música fantástica, ultima faixa do disco.  Uma letra belíssima, poética e triste. Arranjos em violão, cavaquinho e acompanhamento de acordeon.

Um disco fantástico que não pode ficar de fora da lista de conhecimento dos amantes de músicas. Canções contidas nesse disco ficaram eternizadas antes ou após o seu lançamento.

Faixas

01 – Memórias Do Café Nice
02 – Eu Juro Que Te Morreria Minha
03 – Piston De Gafieira
04 – É Mais De Meia Noite
05 – Jogo De Damas
06 – Amanhã É Outro Dia (Participação Especial De Isolda)
07 – Contrasenso
08 – Se Alguém Telefonar
09 – Irônica
10 – Amanheci Chorando Por Você
11 – Foi Ela Um Tema De Amor
12 – Samba Quadrado


Milton Carlos  –  Samba Quadrado (1975).