Canção feita para o filme “Mentes Perigosas” (Dangerous Minds), Coolio foi um rapper que teve seu nome ligado ao seleto grupo de rapper’s americanos, graças a essa canção. No filme, a música foi um ingrediente para alavancar o sucesso de ambos.

O riff marcante fica por conta de Stevie Wonder da música “Pastime Paradise”, que claro, foi cedido sob seu consentimento. A vida nas ruas nunca foi fácil, mortes, vidas destruídas e muitos outros resultados negativos, são presenciados dia-a-dia, mas, mesmo assim não é preciso ir para o lado obscuro para sobreviver. Isso é o que a música quer mostrar, a sobrevivência em meio ao caos.

O hit foi tão forte que derrubou grandes canções do rap naquele momento e levando o Grammy de melhor Rap Solo, desbancando Notorius Big e Puff Daddy. A canção tocou muito, varrendo todas as podreiras que começavam a tocar nas rádios. Foi a grande canção de Coolio, que nunca mais emplacou um sucesso tão grande. Qualquer compilação de músicas dos anos 90 que se preze tem que ter “Gangsta’s Paradise”.

“Enquanto caminho pelo vale da sombra da morte
Dou uma olhada na minha vida
E percebo que não sobrou nada
Porque tenho farreado e me divertido por tanto tempo
Que até a minha mãe acha que perdi o meu juízo”