Álbum lançado no início dos anos 90 que marcou uma geração nova de fãs da banda tanto quanto marcou os antigos fãs, tornando-se um divisor de águas da carreira do quarteto norte-americano Metallica.

Metallica-1991O Black álbum, foi de fato um sucesso de vendas da banda, rendendo generosas 16.040.000 cópias vendidas somente nos Estados Unidos, chegando a 30 milhões no mundo inteiro, está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame na posição de numero 14. Em 2003, ficou em 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone.

Um álbum cheio de premiações também foi motivo de muita discussão na época de seu lançamento entre os fãs mais antigos da banda. O motivo é que Black álbum representa a transição do velho estilo thrash metal do Metallica para o estilo Heavy Metal (mais comercial), o que irritou profundamente uma boa parcela de seguidores da banda. Para muitos, o disco de 1991 marcou o início da decadência da carreira do grupo, sendo a porta de entrada para outras produções comerciais de pouca técnica.


Críticas à parte, o fato é que o Black álbum trouxe incríveis canções para história do rock mundial e isso é incontestável. Singles como “The Unforgiven”, “Enter Sandman” e “Nothing Else Matters”, “Sad But True”,”My Friend of Misery”, “Wherever I May Roam” fazem desse álbum praticamente uma coletânea de ótimas canções.

“Nothing Else Matters” a música mais pop do álbum, uma balada iniciada com uma introdução que se tornou sua marca registrada. Se tornou muito popular e foi regravada mais de 40 vezes por outros artistas ao longo dos anos. Atingiu o décimo primeiro lugar no ranking Billboard Mainstream Rock Tracks entre outros prêmios.

Outra grande canção é “Enter Sandman”. O single foi o mais vendido da banda em toda sua carreira, vendendo 15 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos aumentando a popularidade dos Metallica a nível internacional. Traz uma temática legal referência folclórica e mitológica encontrada em várias culturas, inclusive na América do norte.

Um álbum muito bem produzido que está sem dúvidas na lista de muitos fãs de Rock dos anos 80 e 90. Apesar de toda a critica que recebeu, é de fato um álbum histórico que merece ser lembrado.


Faixas

1 – Enter Sandman

2 – Sad but True

3 – Holier Than Thou

4 – The Unforgiven

5 – Wherever I May Roam

6 – Don’t Tread on Me

7 – Through the Never

8 – Nothing Else Matters

9 – Of Wolf and Man

10 – The God That Failed

11 – My Friend of Misery

12 – The Struggle Within


 

Metallica – Black Album (1991)