Uma novela nem tão notória assim, mas com uma trilha sonora nacional verdadeiramente rica e regada de brilhantes artistas musicais. 

A telenovela exibida em 2006, no horário das 19 horas, pela Rede Globo, foi escrita por Carlos Lombardi.  O elenco da novela tinha Fernanda Lima, Marcos Pasquim, Alexandre Schumacher, Betty Lago, Fulvio Stefanini, Rodrigo Lombardi, Juliana Paes, Murilo Benício, Bruno Garcia, Flávia Alessandra e Deborah Secco, entre outros artistas nos papéis principais.

Foto de parte do Elenco Principal de Pé na Jaca : Marcos Pasquim, Juliana Paes, Murilo Benício, Deborah Secco e Fernanda Lima

Foto de parte do Elenco Principal de Pé na Jaca : Marcos Pasquim, Juliana Paes, Murilo Benício, Deborah Secco e Fernanda Lima

A canção “Fazenda”, escrita por Nelson Ângelo, mas interpretada por Milton Nascimento, lançada no álbum “Geraes” de 1976, foi a música perfeita para estar na trilha sonora, e fora o tema que fechou a novela, Uma letra completamente nostálgica que relata aparentemente a visita de uma família a outros familiares que moravam na zona rural. A música faz um misto de visões dadas por uma criança, e depois uma visão dada por essa mesma criança, porém, depois de adulta, isso bate muito bem com a história da telenovela.


“Rocks”, primeira faixa da trilha sonora, composição e interpretação de Caetano Veloso, é um estilo de música que foge completamente de suas canções, o que mostra a incrível versatilidade do compositor em fazer um som bem rock and roll com belos riffs, solos e baterias.

“Lenda” , faixa composta por Alec Haiat, Céu e Graziella Moretto mas interpretada por Maria do Céu Whitaker Poças, mais conhecida como Céu. Uma baladinha em violão, efeitos eletrônicos e moods jazzísticos. Uma canção muito gostosa de ouvir.

“Você Vai Estar na Minha”, interpretada por Negra Li, apesar de ser composição de Marisa Monte, a rapper conseguiu deixar a canção com suas características.

“Ainda bem” é uma faixa do álbum “Essa Boneca Tem Manual” da cantora Vanessa da Mata lançado em 2002. Uma canção feita em violão, bateria e baixo. Uma musica romântica em uma suave levada.


“A Gente Merece Ser Feliz” uma dentre as inúmeras brilhantes criações de Ivan Lins. Um samba ímpar com uma letra magnífica, arranjo belíssimo. Talvez a música mais prazerosa de ouvir do disco. A canção foi lançada em 2006, mas depois veio participar de outras novelas, possuindo uma versão incrível no disco de 2009 chamado “Ivan Lins & The Metropole Orchestra”.

O romântico e atrapalhado casal Tico (Interpretado por Marcos Pasquim) e Maria (Interpretado por Fernanda Lima),

O romântico e atrapalhado casal Tico (Interpretado por Marcos Pasquim) e Maria (Interpretado por Fernanda Lima),

Muitas outras belas canções também estão nesse álbum como “Tudo por Acaso” do cantor pernambucano Lenine, “Corsário”, composição de João Bosco e Aldir Blanc, mas interpretada maravilhosamente por Elis Regina. “Paixão”, de Gonzaguinha, mas interpretada de uma forma bem bacana por Clara Becker.

“Cheiro do Amor”, canção de 1979 lançada no álbum Mel de Maria Bethânia, era um dos temas do casal romântico Tico (Interpretado por Marcos Pasquim) e Maria (Interpretada por Fernanda Lima), e que por muitos momentos de briga do casal onde havia um momento de trégua, ao som de Maria Bethânia a cena mudava completamente o rumo da historia.


 

Trilha Sonora Completa.

Rocks

Compositores: Caetano Veloso

Intérprete: Caetano Veloso

 

Lenda

Compositores: Alec Haiat/ Céu/ Graziella Moretto

Intérprete: Céu

 

Você Vai Estar na Minha

Compositores: Marisa Monte

Intérprete: Negra Li

 

Ainda Bem

Compositores: Liminha/ Vanessa da Mata

Intérprete: Vanessa da Mata

 

Infinito Particular

Compositores: Arnaldo Antunes/ Marisa Monte/ Carlinhos Brown

Intérprete: Marisa Monte

 

A Gente Merece Ser Feliz

Compositores: Ivan Lins/ Paulo César Pinheiro

Intérprete: Ivan Lins

 

Hoje

Compositores: Urbano Veludo

Intérprete: Cidade Negra

 

Espirais

Compositores: Alexandre Castilho/ Alexandre Lemos

Intérprete: Marjorie Estiano

 

Tudo por Acaso

Compositores: Lenine/ Dudu Falcão

Intérprete: Lenine

 

Escuta

Compositores: Ana Carolina

Intérprete: Luiza Possi

 

Estranho Jeito de Amar

Compositores: Tatiana Parra/ Junior Lima/ Otávio de Moraes

Intérprete: Sandy & Júnior

 

Fazenda

Compositores: Nelson Ângelo

Intérprete: Milton Nascimento

 

Corsário

Compositores: João Bosco/ Aldir Blanc

Intérprete: Elis Regina

 

Chance de Amar

Compositores: Antonio Adolfo/ Ângela Rô Rô

Intérprete: Ângela Rô Rô

 

Paixão

Compositores: Gonzaguinha

Intérprete: Clara Becker

 

Cheiro de Amor

Compositores: Duda/ Jota/ Paulo Sérgio Valle/ Ribeiro

Intérprete: Maria Bethânia

 

Eu Ando OK – (Ridin’ High)

Compositores: Cole Porter/ Aldir Blanc

Intérprete: Zizi Possi


Pé na Jaca – Trilha Sonora Nacional (2006)