O maior clássico do RAP nacional, “Raio X do Brasil”, vem em um momento onde o RAP não tocava em rádio FM, era discriminado, chamado de som de maloqueiro. De alguma forma, os donos das rádios começaram a entender o som que vinha da periferia, ou apenas perceberam que a rádio Metrô FM estava com muita audiência, com set list de RAP,  principalmente o nacional.

Com músicas que viraram clássicos da banda, “Raio X do Brasil” virou um divisor de águas, antes do álbum havia um som mais cru, onde a rima era o único instrumento do som, não que existisse apenas o RAP falado, mas era o mais marcante. E já no “Raio X do Brasil” demonstra mais claramente que podia ser feito de uma outra maneira, usado samplers simples, mas marcantes. Na canção “Homem na Estrada” temos na introdução da canção e na base as notas inicias de “Ela Partiu” de Tim Maia.

“Um, dois, três carros na calçada
Feliz e agitada toda “prayboyzada”
As garagens abertas eles lavam os carros
Disperdiçam a água, eles fazem a festa
Vários estilos vagabundas, motocicletas
Coroa rico boca aberta, isca predileta”

Letra Fim de Semana no Parque

Grandes álbuns são feitos de grandes canções, e nesse trabalho não foi diferente. “Mano na Porta do Bar” conta a história corriqueira de muitos brasileiros, ao ver que não consegue levar o dinheiro para casa e ele só vê uma saída … ir para um lado obscuro. “Júri Racional” pode se referir há vários pensamentos, ou pelo político que veio até a periferia e prometeu mundos e fundos ou o homem que não cumpriu com sua palavra.

Mas os dois carros-chefe foram “Fim de Semana no Parque” e “Homem na Estrada”. Em “Fim de Semana no Parque”, retrata os jovens vendo dois mundos diferentes, o do outro lado do muro que tem alegria, prosperidade e esperança, já o lado que ele vive é o contrário. “Homem na Estrada” vem para mostrar um dia a dia da sobrevivência na periferia, ao enfrentar problemas na sociedade e principalmente com a polícia. Canções que elevaram o grupo a grande massa.

A importância desse trabalho poderá ser melhor percebida com o passar do tempo, mas foi um álbum que colocou o RAP nacional em evidência. Sem mais.

“Sim, ganhar dinheiro, ficar rico, enfim
Quero que meu filho nem se lembre daqui
Tenha uma vida segura.
Não quero que ele cresça com um “oitão” na cintura
e uma “PT” na cabeça.”

Letra Homem na Estrada

Inside 1

FAIXAS

01 – Fim de semana no Parque

02 – Parte II

03 – Mano na porta do bar

04 – Homem na estrada

05 – Júri Racional

06 – Fio da navalha

07 – Salve