Em um momento que a invasão britânica estava em alta, uma das bandas que se destacaram foi Deep Purple. Cinco jovens que sempre sonharam em tocar sua música, se reúnem para formar uma das principais bandas de rock de todos os tempos, e nesse primeiro trabalho, ainda não tão pesado, eles conseguem destoar de outras que haviam no cenário musical.

Um álbum que tem 8 faixas, que mais tarde viram 13 em uma reedição de 2000, que tem alguns covers famosos “Help! ” dos Beatles, “Hey Joe” do The Jimi Hendrix Experience e “I’m So Glad” do Cream. Essas versões ganharam uma nova roupagem, ao ouvir o som original de “Help! ” E essa versão do Deep Purple, nem parece a mesma música. Antes de começar entra uns sons de discos voadores, que na época era moda, para depois vim um canto mais cadenciado. Com “Hey Joe” que o começo entra um solo de guitarra, mas o restante é muito parecido com o original. “I’m So Glad” ele vem em um pot-pourri com “Happiness”.

Deep-Purple

Para alavancar foi lançado um single que virou um dos maiores hits da banda. A canção “Hush” estourou nas paradas americanas e inglesa. Uma canção que tem como tema uma bela garota que não sai da mente e ela se perdeu por aí. Não houve tanto sucesso em vendas, mas que anos mais tarde recebeu a devida credibilidade. Tanto que músicas como “Mandrake Root” que tem um som rápido fugindo do som progressivo do álbum, com uma letra que fala das trevas de maneira mais leve que outras de sucesso no rock.

As gravações não foram das mais profissionais. Tem faixa que está ao vivo outra que está fora de sincronia no som. Tanto que em 2011 foi relançado um álbum duplo intitulado “BBC Sessions 1968-1970”, que são compilações que não há um trabalho de som tão aprimorado, porque eles tentam deixar mais original possível. No ano de lançamento, o LP saiu em Estéreo nos E.U.A. e na Europa em Mono.

“Temos uma Raiz de Mandrágora
É um trovão em meu cérebro
Alimento-o para minha garota”

Letra Mandrake Root

Um disco que mostra o nascimento de uma banda ícone do rock. Simples direto, progressivo. Mostra que eles não tinham medo de errar, era apenas entrar no estúdio e tocar. Sensacional.

 

 

FAIXAS

01 – And the Address

02 – Hush

03 – One More Rainy Day

04 – Prelude: Happiness / I’m So Glad

05 – Mandrake Root

06 – Help!

07 – Love Help Me

08 – Hey Joe

Reedição de 2000

09 – Shadows

10 – Love Help Me (Versão Instrumental)

11 – Help! (Take alternativo)

12 – Hey Joe (Sessão no programa de radio Top Gear do John Peel)

13 – Hush (Ao vivo na TV Americana)