Toda banda há momentos que sofre mudanças, e nesse trabalho é o ponto de mudança da Legião. Músicas mais trabalhadas, Renato Russo compondo cada vez mais como romancista e tudo isso mostrando o amadurecimento da equipe Legião Urbana.

“Love Song” é uma das raríssimas canções que não é de Renato Russo, é de Nuno Fernandes Torneol, compositor português. A música internacional é uma das paixões de Renato, tanto que anos mais tarde ele lança um disco apenas em italiano e outro em inglês. “V” é conhecido por canções mais longas. “A Montanha Mágica” e “Metal Contra Nuvens”   são longas e com uma temática que parece ser da idade média e com uma escrita que usa muito os verbos no imperativo. Outra com essa temática, mas não tão longa é “A Ordem dos Templários” que é instrumental.

 

LegiaoUrbana01A lado A do LP era muito experimental, progressivo. Já o lado B foi lado do rádio, quase todas tocaram exaustivamente por todo o país. Começando com a reflexão de “O Teatro dos Vampiros” que conseguia falar frente a frente com os jovens. Porque eram eles que sofriam mais com a inflação astronômica, desemprego e a dificuldade financeira no governo Collor. Outro mega hit foi “O Vento no Litoral”, uma canção de amor, uma canção como as outras canções de amor da Legião, sem palavras simples, ou situações que mostre o amor superficial que escutamos, mas sim palavras e frases mais elaboradas e profundas.

 

Outras duas canções que tiveram algum sucesso na época. “O Mundo Anda Tão Complicado” que fala das coisas mais simples, esses momentos que vivemos e não damos nenhuma importância. Era isso que ele queria passar, aproveitar todos os momentos. “Sereníssima” é a única que destoa das outras, mas rápida, dinâmica e seria um auto retrato de Renato Russo.

Um fato para muitos desconhecidos, mas anos depois o álbum passou por um trabalho de mixagem nos estúdios da Abbey Road por Peter Mew. Isso é quase que um batismo.

 

28799

“Existe um descontrole, que corrompe e cresce
Pode até ser, mas estou pronto pra mais uma
O que é que desvirtua e ensina?
O que fizemos de nossas próprias vidas”

Letra A Montanha Mágica

 

FAIXAS

 

01 – Love Song

02 – Metal Contra as Nuvens

03 – A Ordem dos Templários

04 – A Montanha Mágica

05 – O Teatro dos Vampiros

06 – Sereníssima

07 – Vento no Litoral

08 – O Mundo Anda Tão Complicado

09 – L’âge D’or

10 – Come Share My Life