Os Incríveis é uma das bandas mais lembradas quando o assunto é Jovem Guarda. E nesse álbum intitulado “Internacionais” que tem um foco nem covers de sucesso naquele momento, além de algumas versões. Mas nem tudo é internacional, tem Dolores Duran e João de Barro (grande compositor dos anos 50 e 60)

“Só se vê todo mundo correr,
Foguete a subir, oh bomba cair
Ninguém mais pode se entender
Escrevem jornais, de guerra e de paz
E tudo mesmo assim, não é tão ruim!”

Letra Mundo Louco

 Ao olhar os trabalhos do grupo até o momento do lançamento desse álbum, estranharemos a entrada com “Knock On Wood” que ficou famosa na voz de Eddie Floyd, esse som é mas swingado lembrando o Funk de James Brown. Você escuta antes da entrada da música o grupo falando e animando ao chamar a primeira canção.

Falando em James Brown, temos “I Feel So Good/I Got You”. Brown estava fazendo a cabeça da moçada, não só Os Incriveis estavam sendo influenciados por esse som contagiante. No começo de 68 a banda viaja ao Japão, fizeram dezenas de shows por lá, gostaram tanto que incluíram 3 canções japonesas: “Kokorono-Niji” (Cantada em Português e Japonês), “I Love You Tokyo” (Cantada em Japonês) e “Sayonara” (Cantada em Português e Japonês).

135

As novas influências eram claras: Funk, Japão, o distanciamento do Iê-Iê-Iê, mas esse último item ainda persistiu com “Menina”, a balada do disco e “Te Amo”, regravação da banda People “I Love You”, com uma entrada um pouco diferente, enquanto a banda americana coloca um som com um tom mais psicodélico, Os Incríveis dão ênfase a guitarra, as duas versões são sensacionais.

O ano de 1968 foi algo libertador para muitas bandas que vinham da Jovem Guarda, o fim do programa foi triste porque marcou o fim desse momento musical, mas pode dar a chance de ir para novos caminhos. E nesse álbum foi a vez dos Incríveis irem para novos caminhos.

Os Incriveis - Vitrola Digital (Membros)

FAIXAS

01 – Knock On Wood

02 – Te Amo

03 – Kokorono-Niji

04 – Time Is On My Side

05 – Mundo Louco

06 – Castigo

07 – Pirulito

08 – Menina

09 – E Se Nos Disserem

10 – I Feel So Good/I Got You

11 – Israel

12 – I Love You Tokyo