Um dos álbuns mais notórios de todos os tempos. Disco que, sem dúvidas, mudou a história da banda britânica Led Zeppelin e do mundo.

O disco antecessor ao IV, foi muito criticado pela indústria musical e pelos próprios fãs da banda, o que levou ao líder da banda Jimmy Page se reinventar, tendo novas ideias de criação de música e temáticas de álbuns.

O Led Zeppelin IV é também conhecido como “Runas”. Por ser o primeiro disco da banda que trouxe em seus encartes os símbolos escolhidos por cada um para sua própria representação.

Deixando toda a lista gigantesca de premiação de lado, pois esta foi a que consolidou a carreira dos músicos, o álbum é simplesmente fantástico. Com uma pegada rock and roll pesada muito diferente do disco anterior. Não existe uma faixa sequer que possa ser excluída de sua playlist. A começar por “Black Dog” onde originou-se um dos riffs mais conhecidos da história do rock. O single “Rock and Roll” como dizem muitos por ai “pancadaria pura”, rock and roll de primeira e uma das canções mais tocadas nas rádios durante a década de 70.

 “The Battle Of Evermore”, é a primeira balada do álbum composta somente de violões. “Misty Mountain Hop” e “Four Sticks” trazem um som mais psicodélico proporcionando uma viagem bastante eloquente.

A faixa “Going To California” é praticamente aquelas músicas que colocamos quando estamos voltando para casa depois de uma viagem cheia de boas lembranças. A canção composta em violão e baixo acústico, proporciona um ar de nostalgia incrível, quase que mágico.


led-zeppelin-1971-chris-walter

Led Zeppelin IV foi um dos primeiros álbuns a serem aceitos na Calçada da Fama do Grammy

E não poderíamos deixar de falar da música mais tocada da  história da banda e canção mais tocada nas rádios por vários anos consecutivos, considerada também a música quase perfeita e de arranjos maravilhosos como “Stairway to Heaven“.


Faixas

1 – Black Dog
2 – Rock and Roll
3 – The Battle of Evermore
4 – Stairway to Heaven
6 – Misty Mountain Hop
7 – Four Sticks
8 – Going to California
9 – When the Levee Breaks


Led Zeppelin  – Led Zeppelin IV (1971)