Os irmãos Noel e Liam Gallangher mesmo com as eternas brigas, conseguiram fazer do Oasis, uma das principais bandas do mundo nos anos 90 e para muitos foi a melhor banda dessa década. A inspiração para tamanho sucesso vem dos seus eternos ídolos, Os Beatles. Isso causou muito mal estar entre os fãs mais exigentes do quarteto de Liverpool, que não gostavam dessa ideia de comparação em nenhuma hipótese. E nessa parte, eles tinham razão, a comparação é inadmissível, para ambos os lados.

“Eu vivo minha vida na cidade
Não há saída fácil
Os dias estão passando rápido demais para mim
Preciso de algum tempo sob a luz do sol
Tenho que ir mais devagar
Os dias estão passando rápido demais para mim”

Letra Rock ‘N’ Roll Star

O trabalho de 1994, “Definitely Maybe”, é o grande marco na carreira do grupo, com quase todas as canções no topo dasoais paradas britânicas, esse trabalho inicial teve um tremendo impacto. Foram muitos os sucessos: “Live Forever” que Noel diz que foi escrita depois de ouvir uma canção do Nirvana, e ele não concordava com a letra (“I Hate My Self And I Want To Die”), com isso compôs algo que fosse contrária a essa canção. Foi eleita a melhor canção de todos os tempos pelos leitores da Revista ‘Q’, em 2006. “Supersonic” foi um grande sucesso na MTV, os clipes ajudaram a divulgar ainda mais o som deles. O primeiro single da banda.

“Rock ‘N’ Roll Star” bem claramente influenciada pelos Beatles dá o pontapé inicial no álbum, com  um ar de fuga da realidade. “Cigarettes & Alcohol” é a que foge um pouco do som que acostumamos a ouvir do Oasis. “Slide Away” uma balada à lá Oasis; Sem muita frescura, escrita por Noel, falando da sua namorada. Mas esse amor durou apenas uma faixa, “Married With Children” vem para colocar tudo para escanteio, esquecendo esse amor que era tão único.

“Talvez eu apenas queira voar
Eu quero viver, eu não quero morrer
Talvez eu apenas queira respirar
Talvez eu apenas não acredite
Talvez você seja igual a mim
Nós vemos coisas que eles nunca verão
Você e eu iremos viver para sempre”

Letra Live Forever

As canções de sucesso embalaram as rádios do Reino Unido, levando o Oaiss a vencer qualquer votação que se seguiu em anos anteriores (principalmente quando a votação baseia-se na Grã Bretanha). Um dos álbuns mais vendidos fez a indústria musical dar uma guinada, lançado após a morte de Kurt Cobain, o disco veio para fechar essa lacuna. Além disso, ajudou a impulsionar o pop rock britânico, que vinha enfraquecido por muitos anos, o grunge americano tomava as paradas.

986-oasis-top-1000-songs-of-all-time--1372090314-article-0

Para quem curte LP, há uma edição remasterizada, com algumas faixas bônus, que foi lançado para comemorar os 20 anos de lançamento. O disco inicial de uma banda a chegar mais rápido na primeira posição, faz do “Definitely Maybe” ganhar ainda mais.

FAIXAS

01 – Rock ‘N’ Roll Star

02 – Shakermaker

03 – Live Forever

04 – Up in the Sky

05 – Columbia

06 – Supersonic

07 – Bring It on Down

08 – Cigarettes & Alcohol

09 – Digsy’s Dinner

10 – Slide Away

11 – Married With Children