Os Paralamas já vinham de um grande sucesso do primeiro álbum, mas como a maioria das bandas o segundo álbum sempre é uma surpresa, boa ou ruim, mas nesse caso foi muito boa. Nesse LP há inúmeros sucessos da carreira da banda e o lançamento ocorreu um ano antes do grande Rock in Rio.

Para se ter noção do sucesso do álbum, há 10 faixas e 8 foram sucesso nas rádios, colocando o trio de vez na lista dos grandes artistas do Brasil. Paralamas é meio que um ‘coelho de corrida’, expressão muito utilizada em corridas de rua, eles puxaram inúmeras bandas às rádios, mesmo com o sucesso da Blitz um pouco antes, foi com os Paralamas que isso ficou mais sério. Rádio, TV e até trilhas de filmes nacionais.

“Eu não pedi que ela ficasse
Ela sabe que na volta
Ainda vou estar aqui

Ela é só uma menina
E eu pagando pelos erros
Que eu nem sei se cometi”

Letra Romance Ideal

Outro ponto importante é a presença de Herbert Viana nas composições, que ficaram ainda mais fortes nesse trabalho. Das 10Os+Paralamas+Do+Sucesso+paralamas+culos faixas 8 são de autoria dele (exceto “Romance Ideal” e “Assaltaram a Gramática” que tem a participação de Lulu Santos). O nome “O Passo do Lui” pode significar muita coisa: O segundo álbum, canções de Herbert e a fama.

“Óculos” mostra a identidade latino americana da banda, ritmos da américa central junto com o rock, mistura que deu muito certo. Além dessa tem “SKA”, também de estilo caribenho.  “Meu Erro” mostra a quantidade de erros que o Herbert já deve ter cometido (risos) sucesso de todos os tempos. Agora, as baladas foram muito marcantes: “Mensagem de Amor”, “Romance Ideal” e “Me Liga” estiveram em vários K7 por esse país para ouvir naqueles momentos especiais. Foram grudentas mas são muito boas.

“Eu sei, jogos de amor são pra se jogar
Ah, por favor, não vem me explicar
O que eu já sei, e o que eu não sei
O nosso jogo não tem regras nem juiz
Você não sabe quantos planos eu já fiz
Tudo que eu tinha pra perder eu já perdi
O seu exército invadindo o meu país
Se você lembrar, se quiser jogar
Me liga, me liga”

Letra Me Liga

O segundo disco em números de sucessos foi maior que o primeiro e isso rendeu à eles mais status e responsabilidade, principalmente ao serem convocados ao Rock in Rio 1985. Representaram muito bem, foram uma das poucas bandas nacionais que saíram por cima. Excelente disco que não poderíamos deixar de fora.

17309930

FAIXAS

01 – Óculos

02 – Meu Erro

03 – Fui Eu

04 – Romance Ideal

05 – Ska

06 – Mensagem de Amor

07 – Me Liga

08 – Assaltaram a Gramática

09 – Menino e Menina

10 – O Passo do Lui