Ah, anos 90, tempos em que ainda se viam muito mais crianças brincando na ruas das periferias de São Paulo.

Eu, como criança, quase pré-adolescente, morador de Diadema, região do ABC, era muito comum tocar em m carros, bares e casas o CD “Sobrevivendo no inferno”, dos Racionais MC’s lançado em 1997.

Canção composta por Edi Rock e Mano Brown, e última faixa musical do álbum (a ultima é  Salve), “Formula Mágica da Paz” era minha faixa preferida do álbum. Isso por me identificar muito com os versos, devido à muitos amigos meus, que na época se perderam para o crime.

A música mostra a difícil realidade, o morador de comunidade e quantos problemas são necessários superar para que seja alguém bem sucedido dentro do possível. Isso fica muito claro já na primeira frase (“Essa porra é um campo minado”).

Embora todo o tema tenso que se perfaz durante a música, existem alguns pontos que o cantor visualiza aquele tamanho caos como o trecho (“Senti a brisa de manhã e o sol nascer”). Em outro momento também uma certa nostalgia como o trecho (“É época de pipa o céu está cheio, 15 anos atrás eu tava ali no meio”).

Uma faixa e tanto do disco e como já dito anteriormente, a minha preferida.


https://www.youtube.com/watch?v=qAj-yafayfs