Se você não conhece essa música desta forma, provavelmente já ouviu na voz de Thedy Corrêa, vocalista da banda nacional “Nenhum de Nós”, e também conhece essa música pelo nome de “Astronauta de Mármore”.

Sim, muitos grupos e bandas nacionais das décadas de 60, 70 e 80 faziam versões brasileiras de músicas internacionais, mantendo suas melodias e adequando uma letra, que muitas vezes não tinha o mesmo contexto da canção original. Era comum, por tratava-se de uma forma de mostrar para o Brasil, o que estava acontecendo de novo no mundo da música, uma vez que a defasagem de tempo aqui no país era grande.


bowie

Capa Promocional do Disco 45 Rotações

Deixando o contexto histórico nacional de lado, “Starman” foi uma canção incrível criada pelo nosso querido camaleão David Bowie em 1977. Inserida no disco “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”, quinto álbum de estúdio do britânico.

A obra é inspirada no fictício personagem rock star Ziggy Stardust, onde é narrada a história de como um extraterrestre entra em contato com os jovens para lhes prometer a salvação, apesar de o mundo não estar preparado para sua mensagem. Segundo Bowie, é uma canção repleta de mentiras que Ziggy diz para que os habitantes da Terra lhe sigam. Isso é uma crítica direta sobre questões políticas, uso de drogas,  orientação sexual e religião.

“Starman” alcançou posições importantes nas paradas de sucesso como quinto lugar no Reino Unido, 75° “Billboard Music Charts” dos Estados Unidos.