Uma trilha sonora simplesmente fantástica em inúmeros aspectos. Composição, contexto histórico e inovação dentre dos ritmos de Soul/Funk e R&B.

Disco que enalteceu a carreira de  “Issac Hayes” nas décadas de 70 e 80, auge das discotecas nos Estados Unidos. Trilha sonora do filme “Blaxploitation”, filme onde contava o estilo de vida dos negros no subúrbio do país, um tipo de assunto muito falado e de audiência nessa década americana.

O álbum é composto por quase todas músicas instrumentais e experimentais. Com exceção de “Soulsville”, “Do Your Thing” e “Theme from Shaft”, onde o sucesso de crítica foi absoluto fazendo de “Shaft” o trabalho mais conhecido de Hayes, e o disco mais vendido na gravadora Stax Records. O disco traz um experimento muito ousado e inovador para época, cuja mistura de Jazz, Soul, Funk e R&B com pequenos elementos de hip hop em inúmeras musicas.


ISAACO acaso fez com que Hayes fizesse essa brilhante trilha sonora. Pois o incrível cantor e compositor queria mesmo era estrear como ator do filme, sem saber que já haviam selecionado alguém para o papel. Em paralelo a construção do filme, o diretor Gordon Parks mandou algumas cenas para que Heyes fizesse a trilha sonora, então daí saiu as três musicas cantadas(“Soulsville”, “Do Your Thing” e “Theme from Shaft”).

Após ouvir as brilhantes composições, a produtora MGM convidou Hayes a compor todo o resto da trilha, fazendo com que Issac Hayes trabalhasse por mais de dois meses sem parar para que o trabalho fosse realizado com excelência.


“Shaft” carrega uma lista bem bacana de premiações como o fato ser o primeiro disco duplo de R&B do planeta. O álbum foi também numero um da parada The Billboard 200 e passou sessenta semanas na parada e “Theme from Shaft” e “Do Your Thing” se tornaram singles Top 40 na parada Billboard Hot 100.

Uma trilha sonora memorável que serviu de influência para muitos grupos futuros. Toda a genialidade de “Issac Hayes” é percebido e reconhecido por grandes críticos.


Faixas
1 – Theme from Shaft

2 – Bumpy’s Lament

3 – Walk from Regio’s

4 – Ellie’s Love Theme

5 – Shaft’s Cab Ride

6 – Cafe Reggio’s

7 – Early Sunday Morning

8 – Be Yourself

9 – A Friend’s Place

10 – Soulsville

11 – No Name Bar

12 – Bumpy’s Blues

13 – Shaft Strikes Again

14 – Do Your Thing

15 – The End Theme