Se a perfeição existe, ela certamente está nesta música. Toda genialidade de Stevie Wonder foi colocada nesta canção e sua inspirada composição produziu uma das maiores maravilhas que a música mundial ouviu.

Oitava faixa do álbum “In Square Circle” de 1985, “Overjoyed” é uma verdadeira obra de arte. Composta toda em piano acústico, sintetizador que faz além de todos os elementos, a composição do baixo da música. A cereja do bolo por assim dizer, é a precursão ambiental que simula sons da natureza durante toda a canção, como grilos, pássaros, oceano, seixos na lagoa, e o esmagar de folhas. Uma questão que chama muito a atenção é a quebra de tempo alterando o tom das notas sequenciais a partir do segundo refrão, algo que Wonder faz com maestria.

A letra retrata um sonho de conquista de estilo de vida realizado, mas sem seu amor ser compreendido, que menciona o pensamento de que seu amor não acredita e nem imaginava que todo esse sonho era construído em torno dela.

“Over dreams
I have picked out a perfect come true
Though you never knew it was of you i’ve
been dreaming”

 

“Através dos Sonhos
Eu escolhi a perfeição se tornar realidade.
Apesar de você nunca desconfiar que meus sonhos eram com você”.

Stevie_Wonder_1973O single carrega consigo uma lista imensa de grandes premiações das quais irei destacar o primeiro lugar da lista “US Billboard Adult Contemporary”, oitava posição da “US Billboard R&B Singles” vigésima quarta na lista “US Billboard Hot 100” no mesmo ano e no ano seguinte.

Alguns covers marcantes merecem ser mencionados como o do virtuoso baixista Victor Wooten, Diana Ross, Stanley Clarke.

Em 2009, em um festival artístico de jazz nos Estados Unidos, Esperanza Spalding fizera uma belíssima releitura.  O evento aconteceu na Casa Branca em comemoração da carreira musical de Stevie Wonder.

Stephen Erlewine, editor sênior da conceituada Allmusic, autor de inúmeras biografias, disse certa vez algo memorável sobre “Overjoyed”: “Overjoyed é incrível, expandindo para algo um pouco mais moderno e algo com uma sutil, mas palpável R & B corrente. Neste soul full superfícies raia sobre os duetos”.

 

Uma canção incrível que você não pode deixar de ouvir.