O grupo “Grandmaster Flash” foi um importante grupo de Hip Hop/Funk dos Estados Unidos na década de 80 e “The Message” foi o seu disco de estreia.

Um incrível álbum, diga-se de passagem, que possui uma importante contribuição para história desse gênero musical. Sua forte influência deu origem a grupos como Public Enemy, NWA e Rage Against The Machine.


Grandmaster Flash

Grandmaster Flash

Lançada pela lendária “Sugar Hill Records” em outubro de 1982, “The Message” foi muito bem aceito pela crítica local e um sucesso incrível entre a comunidade negra dos Estados Unidos.

O disco faz misturas de Rap, Soul, Funk de forma formidável. O álbum inicia com uma das canções mais famosas do grupo, “She’s Fresh”, uma canção completamente Funk, onde podemos sentir bem as linhas do baixo em um groove bem marcante.

“Dreamin” o single mais Soul Music e romântico do disco, é uma releitura de uma das criações de Stevie Wonder. A música contempla um baixo marcante e um piano elétrico que completa o arranjo da canção de forma quase mágica.

Impossível falar do álbum sem mencionar a faixa-titulo  “” The Message” que foi a principal responsável pelo sucesso deste disco. A canção rendeu segundo lugar na Nova Zelândia, quarto lugar na “US Billboard Hot Black Singles” e décimo segundo na “US Billboard Hot Dance Club Play”. Além da lista de prêmios, passou por inúmeras releituras, entre elas existentes em “Star Wars: The Clone Wars” (Serie de Televisão). Esteve presente também em jogos de vídeo game como “Scarface: The World Is Yours” e “Grand Theft Auto: Vice City”


Faixas

1 – She’s Fresh

2 – It’s Nasty

3 – Scorpio

4 – It’s a Shame (Mt. Airy Groove)

5 – Dreamin’

6 – You Are

7 –  The Message