Quando Bituca lança seu primeiro álbum, o Brasil conhece o que vinha a ser uma das maiores vozes do nosso país. “Travessia” foi lançada no ano de 1967, um ano repleto de álbuns marcantes. Então como se destacar no meio de tanta gente de qualidade?

Elis Regina e Milton Nascimento

Pode colocar como um dos pontos para se destacar no meio da multidão ter uma linda canção de abertura. “Travessia” escrita por Milton e Fernando Brant (Fernando faleceu em 2015 vitima de complicações de uma cirurgia no fígado) é uma linda canção que ficou em 2º lugar no II Festival Internacional da Canção, que traz em sua letra um ar de liberdade tão desejada, independente do que se passa, mas ser livre é o que importa.

“Quando você foi embora
Fez-se noite em meu viver
Forte eu sou mas não tem jeito
Hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha
E nem é meu este lugar
Estou só e não resisto
Muito tenho pra falar”

Letra “Travessia”

Outro ponto seria a aproximação com a realidade do povo. “Canção do Sal” traz uma esperança perdida, vivendo só para trabalhar e ao mesmo tempo tendo muita esperança pelo filho que poderá ter um futuro melhor que ele tem. “Crença” também vem nessa linha de mostrar as dificuldades que são enfrentadas, como muitas vezes vamos lutando sozinho para conseguir sobreviver. Outra que vai nessa linha é “Morro Velho”, que vem com uma letra que fala de trabalho e faz uma comparação entre as vidas do filho do dono da terra e do filho do trabalhador.

Fé! Muitas das letras de Bituca têm essa Fé na vida, mesmo com os obstáculos: “Crença”, “Irmão de Fé”, “Maria, Minha Fé” e “Morro Velho”. Quando fala de esperança acaba caindo bem aos ouvidos das pessoas.

IMG_fic67.2_1_1_RC1619PR

“Trabalhando o sal
Pra ver a mulher se vestir
E ao chegar em casa
Encontrar a família a sorrir
Filho vir da escola
Problema maior de estudar
Que é pra não ter meu trabalho
E vida de gente levar”

Letra “Canção do Sal”

Elis Regina. Elis já era uma cantora que renome e coloca no seu repertório duas cançãoes desse álbum: “Travessia” e “Canção de Sal”. Além disso, tem como banda de acompanhamento o Tamba Trio.

Então a pergunta que fiz no começo do texto é respondida: “Travessia”, Realidade do Povo, Fé, Elis Regina e Tamba Trio. São muitos elementos que fazem desse disco um marco na carreira do Bituca. E quem ficou em dúvida porque estou mencionando Milton como Bituca, é porque era o apelido dele de infância.

FAIXAS

01 – Travessia
02 – Três Pontas
03 – Crença
04 – Irmão De Fé
05 – Canção Do Sal
06 – Catavento
07 – Morro Velho
08 – Gira, Girou
09 – Maria, Minha Fé
10 – Outubro