Ah, os anos 80 e seus grandes medalhões da música internacional! “Another day in Paradise” sem dúvidas foi uma das músicas mais bem compostas na década de 80 e certamente está entre as 5 mais belas de Phil Collins.

Toda a sua melodia feita belos timbres de vozes e instrumentos, com a introdução marcante em piano trazem ainda mais beleza a esta canção. Essa canção significa um divisor de aguar na carreira de Phil, pois marcou sua transição de estilo musical dance-pop para algo mais sofisticado como soft Rock.

Collins certa vez disse que escreveu “Another Day in Paradise” com a intenção de  causar impacto chamando a atenção para o problema da falta de moradia nas maiores cidades do mundo. Segundo ele, a letra da canção foi escrita após uma visita que fez a cidade de Washington, capital dos Estados Unidos. Ali, ficou chocado ao encontrar um grande número de pessoas vivendo em situação de pobreza extrema, incluindo sem-tetos que lutavam para sobreviver.

Ele ficou abismado com a situação de desprezo e abandono total em que essas pessoas viviam, apesar de ali ser a sede do governo estadunidense (daí o sarcasmo utilizado no título da canção).

Uma curiosidade é que a versão do compacto difere-se da versão posta no álbum, uma vez que possui uma introdução um pouco maior e a incrível voz de  David Crosby nos fundos.

É desnecessário falar aqui a imensa lista de premiações que esta bela canção ganhou, mas vale destacar que ficou por quatro semanas na primeira posição da Billboard Hot 100, e rendeu a Collins o prêmio BRIT de melhor single do ano.

 

A canção faz parte de inúmeras trilhas sonoras de filmes e series, mas chegou também aos jogos de computadores e vídeo games, através do jogo Grand Theft Auto V (Localizada na rádio Los Santos Rock Radio).

 

Phil Collins – Another day in paradise (1989)