O Brasil é um país incrível quando o assunto é grandes artistas, ainda que nas últimas décadas o declínio da qualidade musical tenha caído muito. Existem muitos artistas no anonimato sem a devida atenção do grande público e Manu Carvalho certamente é um desses artistas.

Cantor e compositor há mais de vinte anos, Manu Carvalho iniciou sua carreira ainda jovem na cidade de São Paulo. Nos anos 90 fez parte de muitos grupos de samba, dentre eles o mais expressivo foi o grupo de samba Apogeu. Após alguns anos iniciou seu trabalho solo, entrando em processo de criação e apresentação nos bares de São Paulo, Brasília e Maranhão.

CONTRA_CAPA

Verbalize é o seu primeiro disco e vem recheado de ótimas canções regadas de ótimos arranjos que acompanham a sua bela voz. O disco possui uma base bem romântica, mas com canções que naturalmente fazem uma leve mistura. A produção por inteira é excelente, sendo possível ouvir sem pular uma faixa sequer. Porém algumas canções naturalmente merecem um maior destaque.

“Não é engano”, foi a primeira canção na qual tive contato e já de início me identifiquei. A introdução feita em violão, os belos arranjos em ritmo melódico, prende no primeiro momento. Letra romântica, uma declaração de amor, cantada ao som de uma balada de violão. O baixo bem expressivo na faixa completa bem a harmonia, sendo as peças perfeitas para voz de Manu Carvalho.

“Meu pensamento” uma das melhores faixas do álbum sem dúvidas! Um misto de elementos POP Rock e Balada romântica super bem gravados. Desta vez, além do violão e baixo, a presença em muitos momentos do teclado deu um ar robusto na canção.

Ouça Verbalize (2006):  https://som13.com.br/manu-carvalho