O senhor José Ramalho Neto, mais conhecido como Zé Ramalho, é um dos poucos compositores no Brasil que consegue a façanha de escrever com tantas metáforas e de forma tão inteligente ao mesmo tempo simples. Apesar de ser mais conhecido pela sua bela voz e seus arranjos complexos, o destaque da canção Avohai está na mensagem passada e a historia por traz dela. Avohai, uma palavra inventada por Zé, seria uma junção de Avô e Pai, descreve aquele que seria o maior exemplo em sua vida. Criado pelo avô, o compositor o considera seu pai um verdadeiro exemplo e relata isso em sua letra.

Um velho cruza a soleira
De botas longas, de barbas longas
De ouro o brilho do seu colar
Na laje fria onde quarava
Sua camisa e seu alforje
De caçador.

Oh! Meu velho e Invisível
Avôhai!
Oh! Meu velho e Indivisível
Avôhai!

No inicio da segunda estrofe, Zé Ramalho faz algum que eu julgo genial. De forma inteiramente poética, sem melancolia, ele descreve o típico cidadão do sertão brasileiro, mostrando a aparência decadente devido ao grande sofrimento que passam nessa região. Após a descrever tais características, ele atribui as mesmas ao seu avô.

O brejo cruza a poeira
De fato existe
Um tom mais leve
Na palidez desse pessoal
Pares de olhos tão profundos
Que amargam as pessoas
Que fitar…

Mas que bebem sua vida
Sua alma na altura que mandar
São os olhos, são as asas
Cabelos de Avôhai…

O restante da canção, Zé faz um misto de sua criação e as alucinações que recebeu ao escrever esta canção, onde segundo ele mesmo disse, fora após uma experiência com cogumelos alucinógenos na fazenda de uns amigos. Ele olhou para o céu e viu a “sombra de uma gigantesca nave espacial”, e uma voz disse “Avôhai” em seu ouvido.

Avohai está presente no disco Zé Ramalho de 1978 onde outros grandes sucessos foram lançados. Uma curiosidade desta faixa é a participação do tecladista Patrick Moraz, da banda inglesa Yes.

Avohai possui inúmeras releituras realizadas pelo próprio Zé Ramalho, que modifica seus arranjos, seus solos e a sua forma de cantar em todos os Shows que faz. Isso torna essa canção ainda mais incrível.