Uma das canções mais famosas da banda californiana “Creedence Clearwater Revival” formada pelos irmãos Fogerty (John e Tom).  Inserida no álbum “Willy and the Poor Boys” de 1969, “Fortunate Son” foi lançada em um disco compacto simples cujo lado b era a canção “Down on the Corner”, ainda em  69.

A canção é incrível em múltiplos sentidos. A Melodia incrivelmente rock and roll com guitarras sujas e bateria cheias de viradas, daquelas canções que você gostaria de ouvir sentado em uma Harley Davidson em uma estrada sem fim.

A Letra trata-se de uma crítica, um protesto ao envolvimento do governo americano na Guerra do Vietinã e supostos privilégios dados aos filhos da “elite”, que não seriam mandados para o combate.

 

“Fortunate Son” alcançou números importantes de títulos como  14° lugar na Billboard hot 100 e 3° no Reino Unido por mais de três semanas. “Fortunate Son” aparece na lista da Revista Rolling Stone, 500 Greatest Songs of All Time, no 99º lugar.

O single está presente em muitos seriados americanos como  Las Vegas, My Name Is Earl, American Dad!,Chuck .

A canção aparece também no seriado Sons of Anarchy em uma versão totalmente acústica e instrumental que eu particularmente achei incrível.

Os Jogos  Call of Duty: Black Ops,  Bioshock Infinite, Battlefield Vietnam e Grand Theft Auto V também possuem “Fortunate Son” como trilha sonora.


Versão Original

Versão Sons of Anarchy