Ao falar desse primeiro álbum do Black Sabbath, temos que lembrar que os 4 integrantes vieram de uma cidade destruída após guerra. Tempos mais tardes perguntaram aos integrantes o porquê não ir pelo Flower Power que no fim dos anos 60 era tão forte: “Viemos de Birghman, lá não tem flores”.

Essa atmosfera ajudou a moldar o que veio a ser o álbum de estréia da banda. Com essa sensação ao redor e a grande sacada de fazer um som que podia fazer as pessoas ouvirem e sentirem medo, foi o diferencial da banda.

Já na primeira faixa vem um dos grandes clássicos da banda, “Black Sabbath”, que traziam uma influência diabólica. Yommy gostava de um compositor inglês chamado Gustav Holst principalmente da composição “Mars” onde trazia o famoso acorde do Diabo (Efeito Trítono) em que na Idade Média foi proibida por que esse som trazia perturbações, efeitos de tensão. Yommy querendo levar um som diferente à banda leva gosta dessa idéia e inclui na canção “Black Sabbath”. Outra que leva essa sonoridade mas nem tanto quando a anterior é a “Sleeping Village”.

“O que é isso que se levanta a minha frente?
Um vulto preto que aponta para mim
Viro rapidamente, e começo a correr
Descobri que eu sou o escolhido
Oh não!”

Letra da canção “Black Sabbath”

Mas a música de trabalho vira a “Evil Woman” uma música que não é a temática do restante do LP. A escolha dessa música ficou com o empresário que também foi responsável pelo lançamento, bancando as despesas. “Evil Woman” é uma versão da banda Crown. Outro cover no álbum fica para “Warning” de Aynsley Dunbar Retaliation.

“N.I.B.” foi outra grande música, que leva o apelido do baterista Bill Ward, porque a barba parecia uma ponta de caneta. O baixo nessa música é o ponto alto.

Outro ponto interessante é a capa do álbum onde tem um moinho abandonado na Inglaterra, e uma modelo que teve o papel de parecer uma bruxa. A gravação foi realizada em 8 horas, fazendo um álbum quase que ao vivo.

black-sabbath-130610

Lançado em 13 de fevereiro de 1970 em uma sexta-feira, esse trabalho inicial da banda traz o que via a ser o som do Black Sabbath e de muitas outras bandas que se influenciaram com esse som.

FAIXAS

01 – Black Sabbath

02 – The Wizard

03 – Behind the Wall of Sleep

04 – N.I.B.

05 – Evil Woman

06 – Sleeping Village

07 – Warning