Cocaine sem dúvidas é um dos maiores clássicos da musica internacional e um dos singles mais marcantes gravados por Clapton. Composição de J.J Cale (um dos pioneiros do Tulsa Sound, gênero que mescla blues, rockabilly, música country e jazz) em 1976, ficou famosa após a gravação feita por Clapton em 77.

Até mesmo para um artista incrível como Clapton. que possui inúmeras canções de sua própria autoria, Cocaine desbancou a maior parte delas se tornando um dos hits mais tocados da carreira do britânico.

O renomado produtor musical Glyn Johns que já havia trabalhado com o Led Zeppelin, The Who e Rolling Stones, produziu a gravação não somente do Single mas  do álbum Slowhand na qual essa música mais tarde foi lançada.

Cocaine, certamente ficou conhecida por inúmeros motivos além dos citados acima. O riff marcante no inicio da música que se perfaz por maior parte da canção.  O solo incrível em escalas de blues bem ao estilo de Clapton. Ou talvez a letra que faz uma alusão ao vício de cocaína.

O single foi lançado em um compacto simples como uma musica Lado B da musica “Tulsa Time”.

Ouça: