Um dos meus álbuns preferidos do renomado, clássico e autêntico guitarrista britânico Eric Clapton. Slowhand é uma coleção de ótimas canções lançadas em um único disco. Algo que certamente deve fazer parte de sua coleção de discos, cd’s, mp3 ou playlists de aplicativos de streaming.

Lançado em 1977, Slowhand já começa mostrando a  que veio com a famosa regravação de “Cocaine” de J.J Cale como primeira faixa do disco.

A balada “Wonderful Tonight”, outra bela canção, segue como segunda faixa, seguida de “Lay Down Sally”, outro grande single com um ar totalmente country muito famoso na década de 70.  Esses três primeiros singles, nessa ordem, foram lançados em compactos simples e estão entre as músicas mais famosas da carreira de Clapton.

Clapton tocando "Lay Down Sally" em 1977 ao vivo

Clapton tocando “Lay Down Sally” em 1977 ao vivo

Somente essas três músicas seriam o bastante para valer a pena o disco, mas o álbum ainda possui canções como “Next Time You See Her” com ótimos arranjos em violão folk. A balada “We’re All the Way” feita em guitarra limpa (sem distorção) e com uma linha de baixo bem gostosa de se ouvir e ainda mais com a presença de um vocal feminino no backing vocals, assim como “The Core”.

Curiosidade: Slowhand é um apelido de Clapton recebido nos anos 60 quando o músico tocava no The Yardbirds.

Slowhand foi muito bem recebido pela critica musical tornando-se um clássico.  O site Allmusic o classificou com quatro estrelas e meia (de cinco). Na Billboard Hot 100, “Wonderful Tonight” alcançou o 16° lugar, na Billboard 200º álbum alcançou o 2° lugar ficando por 74 semanas nas paradas de sucesso. Foi considerado pela revista Rolling Stone como o 325° melhor álbum de todos os tempos (500 Greatest Albums of All Time). Ainda na Billboard Hot 100, “Cocaine” ficou na 30ª posição e “Lay Down Sally” chegou ao 3º lugar na semana de lançamento.

Um disco que não se pode pular nenhuma faixa. Uma boa pedida para viajar, pegar uma estrada.

Lista

Lista

1 – Cocaine

2 – Wonderful Tonight

3 – Lay Down Sally

4 – Next Time You See Her

5 – We’re All the Way

6 – The Core

7 – May You Never

8 – Mean Old Frisco

9 – Peaches and Diesel


Ouça: