Blues Etílicos é uma das bandas brasileiras, carioca, que nasceu no final da década de 80 pelo fabuloso gaitista Flávio Guimarães, o baixista Cláudio Bedran e o guitarrista Otávio. Banda com muitos anos de estrada com o álbum “San Ho Zay” que alcançou mais de 35.000 cópias vendidas.

Mas nesse artigo, não falaremos do clássico “San Ho Zay” de 1990. Iremos falar de um álbum com a mesma pegada musical da década de 80, orgânico mas lançado em 2004.

Blues Etílicos é uma daquelas bandas nacionais que lançam musicas em inglês e em português, e Cor do Universo é quase inteiro em português. Esse álbum é sem dúvidas o meu preferido.

A começar pela primeira faixa “Quero Você” que inicia com um Riff apenas com a Guitarra e quando a banda entra, um belo solo de gaita acompanha a introdução.  A presença dos Slides na Guitarra bem predominantes no blues. O final da musica um dueto de Gaita e Guitarra fazendo solos em oitavas de uma forma única e bela.

“A cor do Universo” musica tema, outra incrível canção, porém mais rock and roll do que blues, com uma pegada diferente e a inclusão de um Groove incrível no baixo. A gaita como sempre presente nas canções dando aquele brilho especial.

“Beco escuro” minha musica preferida do disco, pela sua letra com algumas boas metáforas, com uma leve aparência de rock nacional dos anos 80 e 90. Uma canção mais rapidinha, digamos assim mas não menos ou mais técnicas que as outras.

“Just A little Bit” um blues bem gostoso de ouvi com alguns moods de jazz nos arranjos e até uma pitada de reggae. Presenças de Guitarra nessa musica é apenas para marcação. Os grandes astros dessa faixa estão no teclado elétricos, a bateria jazzística e as linhas extraordinárias do baixo com inúmeros grooves e slaps (técnica utilizada por baixistas).

“João Ninguém” outra grande canção, com os pés e mãos completamente enraizadas no blues, assim como a faixa “A gosma”. Blues de primeira qualidade e fantástico.

“A Cor do Universo” é um incrível álbum que merece toda a atenção ao ouvi-lo. Um disco muito técnico e bem prazeroso de escutar, pois contém uma qualidade ímpar. Apesar de possuir um publico bastante fiel, muitas pessoas deveriam apreciar o som de Blues Etílicos. Esses músicos realmente levam música a sério.


 

“Se você não quer ser mais assim
Diga não ao ruim e ao bom diga sim
Se deixar enganar pelo o que é falso
É meio caminho andando para o calabouço”

 

A gosma – Blues Etílicos


Faixas

1 – Quero Você

2 – A Cor Do Universo

3 – Beco Escuro

4 – Barata Voa

5 – Batida

6 – Tiro de Largada

7 – Não Fica Nervosa

8 – São João Ninguém

9 – A Gosma

10 – Just a Little Bit

11 – Saudações

12 – Forrócito